ago 22, 2024
A charge de Adão Iturrusgarai ilustra com a entrevista com o economista, filósofo e membro da Academia Brasileira de Letras, Eduardo Giannetti. Para ele, não há dúvidas de que o capital humano é central no processo do desenvolvimento econômico e social de qualquer país. E a educação é um dos pilares da formação de um capital humano qualificado. Giannetti deixa o alerta: o Brasil vive um verdadeiro escândalo da má qualidade do ensino.
Para ele, a falta de acesso à educação de qualidade leva boa parte dos cidadãos brasileiros a consequências críticas como o tolhimento de suas próprias liberdades individuais e de suas capacidades básicas para se expressar e articular pensamentos, vontades e escolhas.
Nesse contexto, uma educação que não liberta os indivíduos da ignorância representa um enorme retrocesso à toda a sociedade, como mostra a charge de Adão Iturrusgarai (@adaoiturrusgarai), que ilustra a entrevista do filósofo.
Em entrevista ao Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) —, Giannetti também refletiu sobre o momento atual da relações políticas e econômicas entre os países e alerta a respeito da necessidade de repensar os valores que norteiam a sociedade.