Murillo de Aragão é advogado, jornalista , cientista político e palestrante. Fundador e CEO da Arko Advice Pesquisas, a maior casa de análise política do país. Sócio fundador da MDA LAW – Murillo de Aragão Advogados e Consultores.
Formado pela Faculdade de Direito de Brasília (CEUB). É mestre em Ciência Política e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília.
É fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Direito Legislativo, professor-adjunto da Columbia University (New York), colunista do site MIGALHAS, da revista VEJA e da revista Conjuntura Econômica da FGV. Em 2023 passou a ser conselheiro da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Foi conselheiro do CONAR – Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, membro do conselho da FIPP – Federation Internationale de la Presse Periodique; membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (governos Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer), conselheiro do Instituto Ayrton Senna, conselheiro do Instituto Serzedelo Correa do Tribunal de Contas da União, membro do Observatório dos Direitos Humanos do Conselho Nacional de Justiça e, também, conselheiro e presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.
É autor dos livros “Grupos de Pressão no Congresso Nacional” (Maltese, 1992), “Reforma Política – O Debate Inadiável” (Civilização Brasileira, 2014); “Parem as Máquinas (Sulina, 2014) e Ano Zero (Abril, Veja, 2020), além de centenas de artigos.
Palestrante internacional, nos últimos trinta anos fez palestra sobre o Brasil nos principais centros financeiros do mundo e nas principais capitais do mundo. Por sua atuação intelectual e profissional foi condecorado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Defesa (Força Aérea Brasileira), pelos Governos do Estado de São Paulo e do Distrito Federal.
UM BRASIL
Em setembro de 2024, o UM BRASIL publicou uma entrevista com Murillo de Aragão. O cientista político debateu como a supremacia do Estado e os autoritarismos tornaram o Brasil uma nação marcada pela insegurança jurídica e pela extrema burocratização da máquina pública.