Roberto Azevêdo discute o papel das novas tecnologias no crescimento econômico
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
As novas tecnologias como blockchain e inteligência artificial podem auxiliar no processo de crescimento econômico, segundo o embaixador e secretário-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo.
Em conversa com Thais Herédia para o canal UM BRASIL, ele destaca que a tecnologia pode, por outro lado, provocar de certa forma uma retórica protecionista, sendo parte baseada nas intenções de mercado de trabalho.
“Os empregos são perdidos em função de novas tecnologias, do aumento de produtividade, entre outros motivos, mas não se trata de rejeitar as novas tecnologias. Nós devemos abraçar essas novas tecnologias e encontrar maneiras de lidar com ela”, diz.
Azevêdo ressalta na entrevista que a OMS está implantando o Acordo de Facilitação de Comércio, que busca conferir maior transparência na relação entre governos e operadores de comércio exterior e reduzir impactos burocráticos sobre importações e exportações. A aceleração nos procedimentos alfandegários está relacionada a digitalização e pagamentos eletrônicos, por exemplo. As mudanças podem reduzir os custos comerciais em 14%, em média.
O secretário-geral da OMC disse na entrevista que a instituição se preocupa com que o comércio internacional chegue ao cidadão comum e às pequenas empresas. Isso seria possível por meio da tecnologia, que facilitaria o acesso à informação das médias e pequenas empresas. “Nós estamos com uma agenda de inclusividade, que é como fazer para que o comércio internacional não seja uma exclusividade das grandes empresas”, explica.
A entrevista foi realizada em parceria com a Intelligent Tech & Trade Initiative (ITTI), um projeto da ICC Brasil – a Câmara de Comércio Internacional.
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Regulação pode conter os perigos das plataformas digitais e da Inteligência Artificial
Jornalista Eugênio Bucci discute o fenômeno da desinformação na era das novas tecnologias
ver em detalhes
Será preciso buscar soluções para amenizar a ausência dos Estados Unidos nos acordos climáticos
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhes
Insegurança jurídica é obstáculo para desenvolvimento ‘verde’
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhes