Perseguição a pensamento contraditório devora direita, esquerda e centro
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO

Comum no espaço digital, a perseguição a ideias, opiniões e concepções de mundo contrastantes ameaça amordaçar a imprensa e, até mesmo, a convivência das pessoas no ambiente de trabalho. Há anos trabalhando com produção de conteúdo, o palestrante Luciano Pires, apresentador do podcast Café Brasil, teme que a “pobreza cultural” e a agressividade despejada sobre o pensamento contraditório cerceiem o debate no País.
“O pessoal começou a perceber que esse monstro [da perseguição de ideias] que foi construído devora todo mundo – come a direita, come a esquerda, come o meio e, se não tomar cuidado, entraremos em um processo de autocensura, que, para conversar com você, terei de pensar dez vezes, porque não sei o que posso dizer que não me comprometa”, reflete, em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP. “É o pior dos mundos quando as ideias não são mais debatidas: não diga quem você é, não diga o que pensa, não fale em quem vai votar”, frisa.
Com experiência em empreendedorismo digital, Pires diz que “estamos em meio a uma revolução da mídia” e que, hoje, lidamos com críticas e boicotes do público conforme o que é escrito ou dito. “Hoje em dia, no Brasil, tem palavras que derrubam disjuntores. Se você disser a palavra, o disjuntor cai. Se eu chegar aqui e disser ‘Bolsonaro’, cai o disjuntor. Tudo o que vier na sequência não interessa mais. Parou ali. (…) Não sei como seria um Fernando Pessoa hoje em dia, publicando um texto e tendo 40 pessoas em cinco minutos vindo para cima dele”, ressalta.
Assista à entrevista na íntegra! Inscreva-se no canal UM BRASIL.
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Será preciso buscar soluções para amenizar a ausência dos Estados Unidos nos acordos climáticos
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhes
Insegurança jurídica é obstáculo para desenvolvimento ‘verde’
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhes
Discussão climática ganhou espaço na geopolítica internacional
Izabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes