Segmento de investimento crescerá de forma exponencial
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO

Com os juros no patamar mais baixo da história, o investidor brasileiro à procura de retornos mais elevados precisa ser mais arrojado. O cenário, além de modificar a maneira de aplicar recursos financeiros, deve ampliar as oportunidades no setor de investimento. Essa é a tendência para o setor financeiro, de acordo com o fundador e presidente do Grupo XP, Guilherme Benchimol.
Em entrevista ao UM BRASIL, realizada em parceria com a Expert XP, ele afirma categoricamente que o “segmento de investimento crescerá exponencialmente nos próximos anos”.
Segundo Benchimol, embora sua empresa, a XP Investimentos, tenha de enfrentar uma concorrência mais acirrada, os principais afetados serão os bancos. Ele cita que, hoje, 95% das poupanças dos brasileiros estão nos bancos, enquanto que nos Estados Unidos, 90% dos recursos financeiros estão fora das instituições bancárias.
“Sabemos que a concorrência contra a XP vai aumentar nos próximos anos, mas vai aumentar muito mais contra os bancos, porque o market share está na mão deles ainda. Essa é a minha visão”, afirma o economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Benchimol explica que os bancos concentram a maior parte dos recursos financeiros no Brasil porque, até pouco tempo, era “conservador e rentável” investir com juros altos. Com isso, não se formava “uma consciência de investimento verdadeira”.
Segundo ele, o poupador tende a ganhar com mais corretoras no mercado. “A vida do cliente vai melhorar brutalmente. Haverá serviços mais ágeis com preços mais competitivos”, frisa.
O fundador da XP diz que o setor deve crescer independentemente do ambiente político no País e finaliza: “Não criamos dinheiro, simplesmente transformamos dinheiro, porque o que fazemos é convencer o cliente que está investindo mal a investir melhor”.
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Insegurança jurídica é obstáculo para desenvolvimento ‘verde’
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhes
Discussão climática ganhou espaço na geopolítica internacional
Izabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes
Para transformar a realidade brasileira, é preciso transformar o Estado
Em debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes