Fechar

É essencial que o País defina como pretende distribuir os gastos em educação

DEBATEDORES | João Marcelo Borges

O Brasil precisa definir como quer distribuir os gastos em educação, segundo afirma o especialista em educação e chefe de Projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), João Marcelo Borges.

Ele diz ao UM BRASIL, em entrevista à Ana Paula Morales, que o País gasta muito com o ensino superior, sobretudo em nível federal, e menos da metade do valor é destinado à educação básica. O especialista lembra que os gastos em educação aumentaram na última década, levando em consideração a proporção do Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo Borges, os problemas encontrados na educação nacional são de duas ordens: na priorização do gasto e na escolha de como quer gastar, ou seja, é preciso decidir se o Brasil vai continuar a investir mais no ensino superior, que tem quantitativo inferior aos mais de 37 milhões de alunos da educação básica, e avaliar a partir de quais tributos serão coletados os recursos necessários. “No fim, é tanto um problema quantitativo quanto qualitativo, mas principalmente é uma questão de priorização da sociedade brasileira e do governo de onde deve investir”, diz.

Borges enfatiza que cuidar da primeira infância é essencial para que os alunos cheguem na escola preparados para aprender. Essa alteração no sistema educacional poderia alterar a avaliação do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). “O sistema de ensino precisa ter metas ambiciosas e públicas que orientem os seus esforços”, afirma.

A entrevista integra a série “Federalismo e Educação no Brasil”, produzida pelo Canal UM BRASIL em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb).

Mais Vistos
OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!