Fechar

Projeto transformacional na educação é o caminho para superar o trágico legado da pandemia

DEBATEDORES | Olavo Nogueira Batista Filho

A educação brasileira depende de um projeto transformacional para superar o trágico legado da pandemia, defende Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação, na primeira gravação da série comemorativa de 500 entrevistas do Canal UM BRASIL – uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“A pandemia arrefeceu, mas os efeitos dela, inclusive de natureza educacional, são duradouros. Precisamos de ações para garantir que crianças e jovens retornem e permaneçam nas escolas. Falta uma ação coordenada de forma nacional com Estados e municípios para avançarmos, de forma emergencial, a fim de superar as lacunas de aprendizagem deixadas pela pandemia”, pontuou Nogueira Filho.

Na conversa com Sabine Righetti, o especialista ainda elencou os pontos que precisam ser trabalhados com urgência neste cenário pós-pandêmico de quase dois anos de escolas fechadas:

* segurança alimentar;
* saúde emocional de alunos e professores;
* aprendizagem, inclusive para as classes mais pobres, que tiveram dificuldades para manter os estudos na pandemia.

Formação dos professores

Nogueira Filho também ressalta os perigos do Ensino a Distância (EaD) na formação de professores, tendência que tem crescido nos últimos anos. “Mais de 60% dos atuais estudantes de Pedagogia e Licenciatura estão se formando praticamente 100% a distância. Isso é inconcebível para um país que, de fato, busque uma educação melhor. Ainda: 40% dos professores dão aula em mais de uma escola, e não há como esperar uma transformação educacional com docentes que não estejam fixos naquele ambiente para conhecer, com profundidade, alunos e pais”, diz.

Sobre modelos de ensino a serem seguidos, o diretor-executivo do Todos Pela Educação acredita na adoção de experiências registradas em diferentes localidades do País, com as devidas adaptações. “O governo tem a oportunidade de entender, sistematizar, incorporar e transformar, em políticas públicas, modelos de sucesso já existentes que podem ser replicados para Estados e municípios.”

Inscreva-se no canal UM BRASIL

Crédito das fotos: Divulgação

Mais Vistos
OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!