UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Entrevista

Fim do desmatamento pode ser considerado um vetor de desenvolvimento

Publicado em: 2 de dezembro de 2022

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

MÔNICA SODRÉ

Os senadores e deputados federais brasileiros precisam trabalhar para fortalecer a relação entre economia e sustentabilidade, segundo ressalta Ana Toni, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), na terceira entrevista da série comemorativa de 500 entrevistas do Canal UM BRASIL – uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“Ainda não fizemos este trabalho, mas acabar com o desmatamento fará o Brasil cumprir o que prometemos na nossa legislação, no plano nacional de mudanças do clima, assim como a promessa feita à comunidade internacional, no Acordo de Paris”, afirma.

O financiamento é parte do caminho para o cumprimento de medidas de mitigação nos países em desenvolvimento. Por isso, Ana cita o descumprimento por parte dos países desenvolvidos da meta quantificada coletiva de US$ 100 bilhões por ano.

“O mundo desenvolvido tem colocado, em média, US$ 84 bilhões nos últimos dois anos, muito aquém da promessa. Resta aos países desenvolvidos fazerem a sua parte, pois esta é a mínima contribuição que esperamos deles, seja de dinheiro público, seja de dinheiro privado, porque o planeta inteiro precisa ser descarbonizado”, frisa.

Em entrevista à cientista política Mônica Sodré, a diretora-executiva do iCS explica que o problema não é a falta de dinheiro, mas “convencer os norte-americanos e europeus da necessidade de colocar os recursos para a cooperação internacional”.

“Acabar com o desmatamento no Brasil cumpriria a lei e também traria investimentos, além de fazer com que as populações locais (indígenas, ribeirinhas e urbanas do Cerrado) consigam ter uma vida melhor. Cuidar da sustentabilidade, do clima, da floresta, é bom para o planeta, para o Brasil e para os brasileiros, porque vai ser um vetor de desenvolvimento”, conclui.

Foto: Divulgação

Inscreva-se no Canal UM BRASIL

 

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Discussão climática ganhou espaço na geopolítica internacional

Izabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo

ver em detalhes
Entrevista

Para transformar a realidade brasileira, é preciso transformar o Estado

Em debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País

ver em detalhes
Economia e Negócios

Transição energética precisa ser viável economicamente 

Pragmatismo é necessário para transformar modelo brasileiro de energia e atrair investidores, opina Rafaela Guedes, ‘senior fellow’ do Cebri

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.