Rodrigo Pacheco é um advogado, foi eleito Senador por Minas Gerais e é o atual presidente do Senado Federal. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), especializou-se em direito penal econômico pelo Instituto Brasileiro de Ciências Econômicas Criminais (IBCCRIM), e atuou como advogado criminalista.
Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rodrigo Pacheco foi conselheiro seccional por dois mandatos e presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados. Em 2012, foi eleito Conselheiro Federal da OAB por Minas Gerais. No Conselho Federal, foi também presidente da Comissão Nacional de Apoio aos Advogados em Início de Carreira.
Nas eleições de 2014, foi eleito deputado federal. Foi primeiro vice-presidente e, posteriormente, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em 2018, foi eleito senador da República por Minas Gerais. Em 2012, foi eleito presidente do Senado e reeleito em 2023.
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhesBrasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes