Falta de diversidade nas lideranças é ruim economicamente para as empresas e socialmente para o País
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO

Clique no player e assista à entrevista!
Diante da última “janela” do bônus demográfico que se abre atualmente, o Brasil tem a chance de formar novas lideranças. Contudo, para tanto, é necessário que as oportunidades de educação de qualidade, qualificação profissional e inserção nos ambientes produtivos sejam acessíveis aos jovens pobres e às pessoas negras — sobretudo diante do reconhecimento internacional do País como protagonista em diversas frentes, especialmente na ambiental.
“Com a quantidade de quotistas raciais e sociais que temos formados no País – comprovadamente com desempenho muitas vezes superior na maioria dos cursos universitários –, por que não vemos estas pessoas em posição de liderança relevante dentro das empresas?”, questiona Wellington Vitorino, diretor-executivo do Instituto Four, organização responsável pelo ProLíder, programa voltado ao desenvolvimento de lideranças jovens, em entrevista ao Canal UM BRASIL, uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
No bate-papo, Vitorino argumenta que, para que este objetivo seja alcançado, uma rede de apoio e networking são verdadeiros divisores de águas no processo, além dos conhecimentos técnico e comportamental. “Para os melhores empregos, as vagas não estão publicadas nos jornais. Um headhunter ou uma pessoa influente faz esta busca, e se não há contato com a diversidade, as indicações serão das mesmas pessoas que já conhecem. Economicamente para a empresa, e socialmente para o País, isso acaba sendo muito ruim”, enfatiza. “Desde o setor público, passando pelo privado, até o terceiro setor, nas instituições com mais poder econômico ou zona de influência vemos que são [formadas por] pessoas que vieram dos mesmos lugares, embora isso já esteja mudando.”
Ambiente diverso é mais produtivo
O diretor ainda ressalta que a diversidade é útil às empresas, e aos demais ambientes criativos, na hora de desenvolver ideias e criar insights, representando um grande potencial para a solução de problemas complexos na indústria, na agricultura, nos serviços e no governo.
Como deve ser a preparação de lideranças?
O executivo explica que é fundamental, primeiro, um conhecimento holístico do Brasil, da sua economia e da sua sustentabilidade. Em seguida, é necessário ajudar o indivíduo a se entender como liderança para ser capaz de gerar empreendimentos voltados à transformação social, seja público, seja privado. “Com cinco anos de programa, temos prefeitos e vereadores formados pelo ProLíder, além de dezenas de empreendedores e empreendedoras pelo País todo.”
Brasil como líder influente
O executivo também afirma que o Brasil é protagonista em várias áreas, como Novas Energias, Novas Economias e Sustentabilidade. “Temos tamanho protagonismo ao ponto de que, para onde o mundo está seguindo, o Brasil não é um coadjuvante, é um dos principais agentes.” Ele pondera que isso é uma “porta aberta” para a formação de novas lideranças internas.
Mais “pedágios” no caminho
Vitorino foi eleito um Forbes Under 30, com destaque nas categorias Terceiro Setor e Impacto Social. Durante a conversa com o canal, ele reforça que aprender a construir planos e metas desde a adolescência foi essencial para que conseguisse estudar no exterior, um ambiente que, historicamente, pouquíssimas pessoas negras conseguem acessar, conforme explica. “Eu só saí do lugar de onde saí [periferia do Rio de Janeiro] e chegar onde estou porque tive um plano. Eu já sabia que queria estudar fora. Eu tive que pôr na cabeça que precisaria estar mais informado, pois, para mim, a distância seria maior. Eu sabia que teria que pagar ‘pedágios’ a mais do que outras pessoas e também que teria mais ‘paradas’”, lembra.
A entrevista faz parte da série UM BRASIL e BRASA EuroLeads 2023, realizada em parceria com a Revista Problemas Brasileiros (PB). Confira também as entrevistas produzidas na primeira edição da série, gravadas em 2021, e os episódios exclusivos em podcast na PB: https://umbrasil.com/parceiros/brasa-euroleads/.
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Insegurança jurídica é obstáculo para desenvolvimento ‘verde’
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhes
Discussão climática ganhou espaço na geopolítica internacional
Izabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes
Para transformar a realidade brasileira, é preciso transformar o Estado
Em debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes