Selecione um tema para navegar pelo conteúdo
Foram encontrados 30 charges com este tema
O cartunista Adão Iturrusgarai ilustra, nesta charge, o bate-papo com as historiadoras Heloisa Starling e a portuguesa Isabel Corrêa da Silva. Elas analisam o bicentenário da Independência brasileira. Ainda que a história da busca por soberania abra espaço para fatos ocorridos longe das margens do Riacho do Ipiranga, todas as narrativas têm um ponto em comum: a anulação do papel das mulheres que contribuíram para a emancipação do País. As historiadoras apontam como as mulheres foram “esquecidas” nos documentos que registraram a desvinculação da emergente nação sul-americana dos ditames do reino de Portugal.
A charge do Adão Iturrusgarai ilustra a conversa com professor sênior de Agronegócio no Insper, Marcos Jank. Ele comenta que o conflito entre Rússia e Ucrânia representa uma complicação econômica para o Brasil, em razão da grande quantidade que importamos deste insumo (85% do consumo), sendo a Rússia nosso principal fornecedor.
O Brasil chega ao bicentenário de sua independência às voltas com os mesmos problemas estruturais que marcaram a construção de nosso Estado-nação ao longo desses duzentos anos.
A charge que ilustra as perspectivas para 2022 é do Caco Galhardo!
As charges do Jean Galvão resumem e fazem um retrospecto deste ano em que a saúde pública continuou cambaleando (ou teve uma leve melhora?); novos líderes mundiais chegaram ao poder com ar de esperança, enquanto em outros cenários: investigações, descaso e irregularidades; o primeiro lançamento de uma viagem da SpaceX, sem astronautas, ao espaço; e as alarmantes mudanças do clima. Sabia que as ações humanas levaram a um aumento de 1,07% na temperatura do planeta? É o que aponta o mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
A charge do Adão Iturrusgarai é baseada na conversa que gravamos com o cientista político e sócio-diretor da Prospectiva Consultoria, Ricardo Sennes. Em sua nova entrevista ao UM BRASIL, o também economista falou sobre os principais aspectos que impedem o País de se tornar mais competitivo. “O ambiente é muito inseguro, instável e antiempreendedor, inviabilizando tanto as obras de infraestrutura complexas no Brasil como os centros de inovação em pesquisa. A dificuldade regulatória para projetos de inovação radical nos campos da ciência e do empreendedorismo empresarial é imensa.”
No papo com o jornalista Jaime Spitzcovsky, Sennes ainda explicou como o Brasil poderia integrar projetos de desenvolvimento, de acordo com os diferenciais de cada parte do País.
No começo de 2020, a população se viu obrigada a ficar em suas casas para conter a propagação do coronavírus. Isoladas, as pessoas ficaram preocupadas com saúde, emprego, economia e vida social, gerando muito estresse e ansiedade. Para se distrair das preocupações, ler livros, assistir a séries e filmes e acompanhar lives foram algumas das alternativas adotadas para manter a saúde mental durante longos meses. Em qual delas você apostou? Para este ano, uma opção é assistir aos vídeos do canal UM BRASIL, que trazem debates e entrevistas com grandes especialistas sobre economia, comunicação, política, saúde pública, sociedade e muito mais. A charge desta semana é do Adão Iturrusgarai!
“Isso pode incomodar muita gente, mas o Brasil não é uma das dez ou 15 prioridades de Biden ou de qualquer outro presidente norte-americano”, conclui Thiago de Aragão em entrevista ao Canal UM BRASIL. O sociólogo, internacionalista e diretor de estratégia da Arko Advice, Thiago de Aragão falou sobre a transição presidencial dos Estados Unidos e como fica a relação do país com o Brasil nos setores governamental e privado. A charge desta semana é do Adão Iturrusgarai!
Em entrevista ao canal UM BRASIL, João Bilhim, professor visitante da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa (Portugal), fala sobre a Reforma Administrativa e como o Estado deixou de ser o produtor de políticas públicas. “O modelo tradicional da administração pública implodiu entre as décadas de 1980 e 1990. Naquele momento, o Estado praticamente dominava tudo, era o grande produtor. Hoje, é apenas um entre muitos players, desempenhando um papel secundário, embora nunca irá perder sua principal função: a de regular estas ações”, afirma o professor, que participou da organização da reforma administrativa em Portugal.
Com a pandemia do novo coronavírus, o canal #UMBRASIL viu suas gravações presenciais, ajustes de câmeras e luzes e o tão famoso contato pessoal se transformarem em encontros virtuais.
Mesmo com o distanciamento social, nossos convidados nos receberam em suas casas e continuaram a compartilhar informações, proporcionando mais diálogos e debates.
A charge de Adão Iturrusgarai ilustra os bastidores do canal UM BRASIL durante 2020. Agradecemos profundamente a generosidade e a paciência de nossos convidados para a produção deste conteúdo, após um ano tão incomum.
Um feliz 2021! Deixe aqui nos comentários o que você espera no próximo ano!
Qual foi o momento mais marcante destes 12 meses para vocês?
Resumir 2020 em um ano atípico seria pouco para tudo que passamos nos últimos meses. Com a crise de saúde provocada pelo novo coronavírus, a população mundial se viu presa em suas próprias casas, mas passou por outras tribulações também, como crise econômica, política e até mesmo ambiental.
Todos esses acontecimentos, que estruturaram 2020, foram retratados pelo chargista Jean Galvão, nesta charge que entrou no volume 461 da revista Problemas Brasileiros, em edição especial lançada com o canal UM BRASIL.
Com entrevistas, artigos e ensaio, a publicação reuniu vozes muito importantes das seguintes áreas: Cultura, Educação, Economia, Filosofia, História, Saúde, Sustentabilidade e muito mais.
O UM BRASIL pediu para os chargistas colaboradores do canal produzirem charges sobre o momento atual. A organização está entre as principais atividades nesta quarentena, como ilustra o cartunista Jean Galvão.
E você, está com os vídeos em dia? Não deixe de conferir os nossos conteúdos para, juntos, refletirmos sobre qual Brasil queremos no futuro.
Os chargistas que colaboram com o UM BRASIL produziram charges sobre o momento atual. O cartunista Adão Iturrusgarai também mostra o que pode ser feito em casa nestes dias.
Além de colocar suas coleções em ordem, que tal conferir os nossos debates? Tem entrevista para todos os gostos sobre os rumos do País, a fim de refletirmos sobre qual Brasil queremos para o futuro.
Pedimos para os chargistas que colaboram com o UM BRASIL produzirem charges sobre o momento que estamos vivendo. O cartunista Caco Galhardo traduziu uma das coisas que você pode fazer durante a quarentena. Já conferiu o nosso acervo?
Ao longo destes seis anos, temos produzido diversos debates importantes sobre os rumos do País – como educação, política, economia, sustentabilidade, Judiciário, gestão pública e sociedade – para estimular a reflexão de qual Brasil queremos no futuro
O mundo todo mudou por conta do coronavírus e nós pedimos para os chargistas que colaboram para o UM BRASIL produzirem charges sobre esse período.
Todas elas serão publicadas nos próximos dias e a primeira delas é a do Benett, que traduziu uma das coisas que mais precisamos nesta crise de saúde pública. Não se esqueça: estamos juntos nessa!
Acesse o nosso canal para conferir todos os nossos conteúdos que têm como objetivo estimular a reflexão sobre temas importantes para toda a sociedade e qual país queremos para o futuro.
Desde 2014 o UM BRASIL promove discussões sobre os rumos do País, seus problemas e soluções com especialistas de diferentes esferas do conhecimento, dispostos a analisar e contribuir com as transformações do Brasil.
Os temas abordados são igualmente amplos, indo da gestão pública ao combate à corrupção, passando pela qualidade da democracia, a desigualdade, o cenário internacional, as perspectivas para o ambiente de negócios, e muitos outros.
A charge do Jean Galvão relembra alguns desses bate-papos, como:
– o antropólogo Roberto DaMatta;
– a imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Nélida Piñon;
– a cofundadora e diretora-executiva do Vetor Brasil, Joice Toyota;
– a diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré;
– um dos fundadores e integrante do Conselho de Administração da Natura, Guilherme Leal;
– o velejador Amyr Klink;
– a especialista em educação Claudia Costin;
– o médico e escritor Drauzio Varella;
– e o ex-embaixador Marcos Azambuja.
Vivemos em um sistema político relativamente jovem. Mas será que percebemos as suas transformações? A democracia foi tema bastante debatido no canal UM BRASIL nos últimos anos. Reunimos personalidades acadêmicas, políticas e do mercado para avaliar os rumos desse regime político – para alguns desses especialistas, a forma com o assunto tem sido conduzido no País e no mundo está comprometendo avanços essenciais. E você, o que acha sobre os rumos da democracia brasileira? A charge foi produzida pelo Adão Iturrusgarai.
Na sua opinião, o que é necessário para o País voltar a ter um crescimento consistente? A charge do Benett ilustra diversas entrevistas realizadas pelo UM BRASIL nos últimos anos sobre os fatores que dificultam o empreendedorismo e que sufocam o planejamento privado, além da execução de novos negócios que impedem o Brasil de conseguir um espaço maior no cenário global.
Como reorganizar as funções do Estado? Conversamos com Humberto Falcão, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV), sobre o assunto. Falcão analisa a modernização gerencial do Estado e vai além da discussão atual sobre a Reforma Administrativa – que é tida como uma forma de reduzir o peso do Estado e seu impacto nas contas públicas.
O que você acha do liberalismo? A charge do Adão Iturrusgarai ilustra a entrevista com o cientista político Adriano Gianturco, professor do Ibmec em Minas Gerais, sobre o assunto. Segundo ele, é necessário separar as esferas “Estado” e “empresas” da mesma forma como houve historicamente a distinção entre as esferas “governamental” e “religiosa”. No bate-papo com o também cientista político Humberto Dantas, Gianturco ainda avalia as dificuldades da promoção de reformas estruturais no País e o papel econômico do Estado.
Para você, qual foi o momento mais marcante de 2019? Reunimos, nesta charge de Jean Galvão, os principais acontecimentos dos últimos 12 meses, como o rompimento da barragem de rejeitos de Brumadinho (MG), declarações polêmicas de políticos, a partida do jornalista Ricardo Boechat, a oscilação do dólar, as queimadas na Amazônia, a aprovação da Reforma da Previdência, o vazamento de óleo que contaminou praias da costa brasileira…
O número de compras realizadas pelo smartphone triplicou nos últimos quatro anos. As empresas vão precisar buscar meios de lidar com o novo consumidor para que não percam mercado. O cartunista Benett fez esta charge para ilustrar a entrevista que gravamos com o sócio da PwC Brasil, Ricardo Neves, sobre como entender as mudanças do consumo na era digital. Para ele, a proximidade do colaborador de uma empresa com os clientes pode ser o meio para a inovação do seu negócio.
Nova charge do Benett! Ele ilustra a entrevista com o ex-diretor executivo do Banco Mundial, Otaviano Canuto, que aponta vários problemas relativos ao ambiente de negócios no País. Canuto lembra que sem uma modernização profunda nas questões ligadas ao empreendedorismo – combinada com infraestrutura –, até mesmo a mudança de categoria de micros para pequenas ou médias empresas será atravancada.
O Caco Galhardo ilustrou nessa imagem o principal ponto da entrevista com João Miranda, CEO da Somos Votorantim: os fatores mais impeditivos ao desenvolvimento dos negócios no Brasil.
Miranda explica ao cientista político Humberto Dantas que um desses elementos é o ambiente tributário – que precisa de mudanças que tenham efeito positivo no contexto do relatório #DoingBusiness, principalmente quanto à simplificação do sistema.
Qual é sua opinião sobre os rumos do País? Justamente para entender e refletir sobre um país de dimensões continentais e a heterogeneidade de seu povo que o UM BRASIL foi criado há cinco anos. Desde então, promove debates a respeito dos quadros político, econômico, social e cultural do País em diversos formatos – de entrevistas em vídeo a charges, como esta feita pelo Adão Iturrusgarai.
O UM BRASIL promove há cinco anos o diálogo, o entendimento e a busca de consenso para o bem do País. Na charge, Caco Galhardo ilustra justamente que as soluções para os problemas resultam de discussões profundas, inúmeros questionamentos e muita tolerância.
Essa semente foi plantada e cultivada pelos entrevistados, entrevistadores, parceiros, leitores e por toda equipe que cuida da plataforma.
Você acha que o País tem avançado para se tornar um lugar melhor? Ao longo dos últimos cinco anos, o UM BRASIL tem promovido o diálogo, o entendimento e a busca de consenso para o bem do País, sem excluir as visões divergentes sobre as realidades brasileiras, como ilustra a charge do Jean Galvão.
Estamos comemorando aniversário! Em fevereiro o UM BRASIL completa 5 anos e, para celebrar, pedimos a um dos nossos cartunistas, o Benett, que ilustrasse os bons frutos deste projeto que tem como objetivo resgatar o debate e estimular a participação e o conhecimento do cidadão em assuntos como economia, política e sociedade.
Pedimos ao Jean Galvão que resumisse 2018 numa charge – um ano cheio de acontecimentos. Só no Brasil teve o assassinato ainda sem solução da vereadora carioca Marielle Franco, a greve dos caminhoneiros que parou o País e o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro, além, é claro, da escolha do nosso próximo presidente e a onda de fake news que permeou as eleições. É, 2018 foi mesmo agitado e para o UM BRASIL não foi diferente: tivemos um ano cheio de conteúdo! Tudo o que fizemos ao longo desses 12 meses você pode conferir no www.umbrasil.com. Em 2019 tem muito mais!
A charge desta semana é ilustração do cartunista Adão Iturrusgarai para o nosso bate-papo com o diretor-executivo do Instituto Desburocratizar, Daniel Bogéa, sobre a implementação de uma política de desburocratização para o País.
Reunimos os cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo e Jean Galvão, responsáveis pelas charges do UM BRASIL, para um debate inédito e é claro que não poderia faltar uma charge que ilustrasse a ocasião, né?! Esta é do cartunista Benett, que estreia na produção de charges para o canal.