Adão Iturrusgarai
Cartunista
Hoje, as redes sociais ocupam um papel central no debate público e nos rumos das democracias ao redor do mundo. Isso porque as Big Techs, as empresas por trás das plataformas digitais, levaram a desinformação a um outro patamar, argumenta o professor e jornalista Eugênio Bucci.
A indústria da desinformação desenvolveu a ideia de que a mentira é mais prazerosa, sedutora e divertida, defende Bucci, em entrevista ilustrada pela charge de Adão Iturrusgarai. “Estamos na era que fervilha a desinformação, que seduz, arrebata e mobiliza. É um tempo de fanatismo”, diz.
Para conter riscos e ameaças trazidas pelas plataformas digitais e pelo uso da Inteligência Artificial (IA), o jornalista defende a criação de leis e regras, com respeito à liberdade de expressão.
“Só existe uma forma de se proteger. O Estado tem de regular essas atividades, uma regulação democrática”, defende. “A democracia vai estipular regras para o funcionamento dessas tecnologias ou elas vão manipular abertamente os processos democráticos? Essa é a pergunta”, conclui.