Livro UM BRASIL #6 é finalista do prêmio internacional Fundacom
O livro UM BRASIL #6 é finalista do prêmio internacional Fundacom, na categoria Relatório de Sustentabilidade. Essa categoria se refere a publicações impressas ou digitais que façam referência a valores empresariais e comportamento social, ambiental ou econômico. Para essa premiação, são levadas em consideração publicações feitas em países como Brasil, Portugal, Espanha, Colômbia, Chile, Argentina, entre outros.
A cerimônia acontece no dia 9 de maio, durante o Congresso Iberoamericano de Comunicação Estratégica (Cibecom 2019), realizado entre os dias 8 e 10 de maio, em Madrid, na Espanha.
Os Prêmios Fundacom certificam a excelência e as boas práticas de relações públicas e comunicação organizacional nos aspectos externos, internos e integrados, reconhecendo os melhores projetos de comunicação produzidos e divulgados nas línguas castelhana e/ou portuguesa. A fundação que realiza a premiação abriga em seus órgãos de governança os representantes das associações de comunicadores ibero-americanos.
A importância do UM BRASIL #6 já é reconhecida. Em 2018, o livro venceu a categoria Publicação Especial do 44º Prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), que identifica as melhores práticas de comunicação corporativa. A Aberje é integrante da Fundacom.
O livro UM BRASIL #6 é composto por mais de 20 entrevistas e debates realizados em 2016 e 2017. A relevância desse projeto está em entender as transformações socioeconômicas do País em um ambiente de instabilidade política, considerando inclusive a pluralidade de ideias mundialmente pertinentes. Para tanto, traz para esses debates intelectuais, executivos, empreendedores e acadêmicos, de modo a tentar diagnosticar os problemas do País e propor soluções.
Esse volume foi distribuído em bibliotecas, instituições de ensino, institutos, empresas, órgãos públicos e aos participantes de eventos em que o UM BRASIL marcou presença, como a Expert XP 2018.
Entre as pautas em discussão nesta edição estão o Brazil+China Challenge que aconteceu em Pequim, o Brazil Forum em Londres e a Brazil Conference, realizada na Universidade Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ambos na cidade de Cambridge.
Organizações prestigiadas no exterior colaboram com o trabalho realizado pelo UM BRASIL: Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, Comunitas, Fundação Lemann, o portal Infomoney, Instituto Atuação, Intelligent Tech & Initiative (ITTI), entre outros.
O livro foi editado pela agência TUTU e patrocinado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Confira a íntegra do UM BRASIL #6.
Entrevistas e debates que integram a publicação:
- Alexandra Loras, ex-consulesa da França em São Paulo e mestre em Mídia pela Sciences Po;
- Ana Carla Abrão, market leaderda Oliver Wyman;
- Anne Lin Goodwin, vice-reitora e professora de Educação na Faculdade de Professores de Columbia;
- Anthony Pereira, diretor do King’s Brazil Institute;
- Ary Mattos Filhos, professor sênior da FGV-SP;
- Daniela Campello, professora na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ebape);
- Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo;
- Flávio Augusto da Silva, empresário fundador da Wise Up;
- Jan Gehl, cofundador da Gehl Architects;
- José Alexandre Scheinkman, economista e professor nas universidades Columbia e de Princeton;
- José Mariano Beltrame, delegado aposentado da Política Federal e ex-secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro;
- Larry Diamond, professor e pesquisador na Universidade Stanford;
- Marta Arretche, pró-reitora-adjunta de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP);
- Michael Sandel, professor de Filosofia Política da Universidade Harvard;
- Nacime Salomão Mansur, médico e especialista em Administração Hospitalar pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP);
- Nélida Piñon, escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL);
- Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC);
- Rodrigo Zeidan, professor de Economia e Finanças da New York University Shanghai e da Fundação Dom Cabral (FDC);
- Sérgio Abranches, PhD em Ciência Política na Universidade Cornell.
Debates
- Amara Moira, escritora, e Djamila Ribeiro, pesquisadora feminista;
- Otaviano Canuto, diretor-executivo do Banco Mundial para o Brasil e outros oito países, e Pedro Henrique de Cristo, mestre em Políticas Públicas pela Universidade Harvard e fundador do Instituto @BR21.
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Senior fellow do Cebri debate os desafios da transformação do modelo energético no País
Em entrevista ao UM BRASIL, Rafaela Guedes afirma que novo modelo verde deve ser economicamente viável
ver em detalhes
UM BRASIL e Ibmec ampliam parceria para fortalecer o debate público
Colaboração passa a incluir produção de entrevistas e artigos que abordam os grandes temas da atualidade
ver em detalhes
Produtividade e responsabilidade fiscal, os vetores da modernização do Estado
Análises reunidas na publicação ‘UM BRASIL #11’ apontam caminhos para um modelo de gestão mais racional, sustentável e alinhado com os obstáculos do desenvolvimento
ver em detalhes