UM BRASIL completa cinco anos promovendo diálogo e diversidade de opiniões
No ano em que o Brasil atraía a atenção do planeta por ser a sede da Copa do Mundo, a sociedade brasileira se dividia em torno da eleição presidencial mais acirrada desde a redemocratização. Nesse contexto, para entender e refletir sobre um país de dimensões continentais e a heterogeneidade de seu povo, nascia, em 2014, UM BRASIL.
Notando a cisão política que dominava o País, a plataforma multimídia adotou esse nome com a ideia de promover o diálogo, o entendimento e a busca de consenso, sem excluir visões divergentes acerca das inúmeras realidades existentes no território nacional. E esse tem sido o norte do canal em seus cinco anos, completados em fevereiro de 2019.
Apoiado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o canal UM BRASIL se notabiliza por disponibilizar, gratuitamente, conteúdo em vídeo e publicações impressas e digitais a respeito dos quadros político, econômico, social e cultural do País, além de promover eventos abertos à participação da sociedade civil.
Desde o seu lançamento, a plataforma conta com mais de 760 vídeos – incluindo entrevistas, debates, teasers e clipes –, sete livros de compilações e outros volumes que trazem discussões sobre temas de significativa importância na construção do perfil do brasileiro e das instituições nacionais. Para contribuir para o debate público e estimular a participação do cidadão, as obras impressas são distribuídas em bibliotecas, instituições de ensino, órgãos públicos, institutos, empresas e eventos.
Nas diversas concepções, o conteúdo é formulado com a intenção de favorecer reflexão e análise. No ano passado, essa proposta foi reconhecida no 44º Prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), quando o livro UM BRASIL #6 recebeu a premiação na categoria Publicação Especial. A mesma obra, agora, está entre os finalistas do Prêmio Fundacom (Fundação para a Promoção da Comunicação no Mundo que fala Espanhol e Português), na categoria Publicações – Relatório de Sustentabilidade.
Além de circundar os meios acadêmico, empresarial e político, o canal sempre procurou trazer as novas gerações para a troca de ideias a respeito dos rumos do País. Não à toa, tornou-se marca do canal abrir espaço à juventude engajada e disseminar percepções e projetos de jovens que estão, dentro e fora do País, na linha de frente de iniciativas de inovação científica e de cunho social.
Ao longo desses cinco anos, UM BRASIL construiu uma rede de parceiros sem os quais não seria possível envolver tantas pautas propositivas. A rede se distingue por reunir os mais relevantes think tanks e instituições de ensino nacionais e internacionais; pela colaboração em eventos de referência que vão da discussão do papel do Estado à modernização das áreas jurídica, política, cultural e financeira; por conferências realizadas mundo afora – como a Brazil Conference e a Brazil + China Challenge –; e pela disseminação de conteúdo em veículos de comunicação comprometidos com a informação precisa e o debate público, como os portais InfoMoney e HuffPost e a revista Problemas Brasileiros.
Acima de tudo, UM BRASIL acredita que a compreensão da realidade brasileira e as soluções para seus desafios residem no diálogo para se chegar a um consenso.
Aproveite o conteúdo!
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Jornalista discute o fenômeno da desinformação na era das novas tecnologias
Eugênio Bucci defende a regulação para conter os perigos das plataformas digitais e da Inteligência Artificial
ver em detalhes
Bioeconomia é uma oportunidade para alavancar indústria nacional, defende sociólogo
Em entrevista ao UM BRASIL, Sérgio Abranches comenta os principais dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhes
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, diz diretor do CBIE
Para Adriano Pires, desenvolvimento 'verde' brasileiros esbarra em insegurança jurídica
ver em detalhes