Fechar

Educação política empodera eleitores para tomar decisões em suas comunidades

DEBATEDORES | Cloves de Carvalho Cicero Hegg

Quando falamos de convivência em sociedade, a educação política é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da cidadania, uma vez que empodera os cidadãos. Um dos pilares deste ensino, por parte de quem se engaja em ações com este propósito, é o estímulo dos eleitores à participação ativa na gestão do município, do Estado e do País, mesmo enquanto indivíduos.

Esta é uma das reflexões dos especialistas participantes do quarto debate da série sobre educação política, produzida pelo     Canal UM BRASIL – uma realização da FecomercioSP – em parceria com o Movimento Voto Consciente. Trata-se de uma série de debates e entrevistas para avaliar as principais maneiras que a educação política se manifesta na sociedade, inclusive no ambiente corporativo. Nesta gravação, o canal reuniu Cloves de Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim, e Cicero Hegg, sócio-fundador da Tirolez – empresa do ramo alimentício.

Hegg explica que a Tirolez implementou um programa de educação política para os colaboradores da companhia há exatos 20 anos, buscando esclarecer o que os candidatos, em cada período eleitoral, trazem quanto a propostas, as quais nunca chegavam de forma clara ao eleitor. Ao longo dos anos, a empresa praticamente quadruplicou o número de funcionários e, com mais acesso às mídias digitais, expandiu o programa. Hegg ressalta que não houve resistência durante a implementação do projeto, em 2002, sobretudo por ter sido feita de forma voluntária.

“Os temas abordados passam a estar presentes permanentemente no dia a dia dos trabalhadores. Eu vi, com frequência, alguém fazendo a correlação, em seu trabalho específico, com os conceitos que aprendeu nas aulas. Foi prazeroso de ver isso. O grande desafio é manter a ‘chama acesa’, a continuidade de atitude de cidadão no dia a dia, e [esclarecer] que isso não se resume apenas ao dia da eleição”, complementa o empresário.

Carvalho, por sua vez, destaca que a Votorantim, mais especificamente o instituto, começou implementando um programa de auxílio à gestão da educação nos municípios há cerca de 15 anos. Segundo o diretor-executivo, o caminho até o ensino político foi uma consequência quase que natural, visando a qualificar melhor os gestores públicos para que tivessem condições de empenhar um trabalho que deixasse um legado maior para a comunidade, do ponto de vista educacional – “mas um legado de autonomia, não de dependência”, pondera.

Carvalho afirma ainda que a empresa disponibiliza aos funcionários uma plataforma corporativa com cursos voltados a educação política, papéis e responsabilidades na cidadania etc.

“O objetivo é contribuir para o universo da informação, pois o grande desafio nosso é, também, combater a desinformação. Há estudos apontando que, independentemente do nível educacional, as pessoas tendem a repassar 50% das mensagens que recebem de amigos, parentes e conhecidos sem checar a fonte. Veja o potencial de desinformação que isso tem”, enfatiza.

Assista ao debate na íntegra e se inscreva no Canal UM BRASIL!

Educação política

A série é composta por um conjunto de cinco debates com empresários, gestores organizacionais, cooperativas, Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos públicos e especialistas da área para conhecer a maneira como este universo estimula as pessoas a se envolverem com os processos representativos de forma mais informada e compromissada com o exercício da cidadania.

Mais Vistos
OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!