Fechar

Revista Problemas Brasileiros

Há mais de cinco décadas, Problemas Brasileiros discute em suas páginas questões de relevância nacional. Em circulação desde 1963, são mais de 450 edições lançadas, o que torna a revista uma das mais longevas no mercado editorial brasileiro, formando, assim, uma coletânea singular de teses e ideias sobre o Brasil.

Em 2016, a revista passou por uma reformulação gráfica e editorial que inclui a veiculação de entrevistas realizadas pelo UM BRASIL.

Cidades inteligentes: gestão e tecnologia a serviço das pessoas

Para a construção de cidades inteligentes, é importante que a iniciativa privada e a sociedade assumam o seu papel para que esse processo não fique restrito ao setor público. É o que foi apontado pelo doutor em Ciência Política, Humberto Dantas, o doutor em Direito Econômico, Luís Massonetto, e o CEO do aplicativo Colab, Gustavo Moreira Maia, durante o debate de lançamento da revista Problemas Brasileiros.

Assista a íntegra:

Vício em tecnologias na era da conectividade, por Nabuco e Tissot

O debate “O preço da conectividade | Estamos viciados?”, realizado em parceria com a revista Problemas Brasileiros (PB) e o Centro Ruth Cardoso, em 25 de fevereiro de 2019, contou com o psicólogo e pós-doutor pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) Cristiano Nabuco e o psiquiatra Cirilo Liberatori Tissot, mestre em Psicanálise pelo Instituto de Psiquiatria (IPQ) da Faculdade de Medicina da USP e pós-graduado em Administração Hospitalar pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Na ocasião, traçaram um paralelo do contato indiscriminado com a tecnologia e outras dependências, como o alcoolismo.

Confira o debate:

Encarte exclusivo da revista Problemas Brasileiros traz debate entre FHC e Goldemberg

UM BRASIL estreia agora nas melhores bancas do País com um encarte exclusivo da revista Problemas Brasileiros edição 449. O produto inédito traz, em primeira mão, o debate realizado pelo canal entre o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg. Na conversa mediada pelo jornalista Renato Galeno, FHC e Goldemberg analisam os desafios do sistema educacional brasileiro, a necessidade de investimentos e a importância do avanço da ciência e das novas tecnologias, entre outros assuntos.

Debate na Livraria Cultura 

Em 18 de outubro de 2018, a revista Problemas Brasileiros (PB) promoveu em parceria com o UM BRASIL um debate sobre educação na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Os papéis da escola e do professor na formação do cidadão e no desenvolvimento da sociedade do século 21 foram discutidos em um encontro aberto ao público.

Docentes e interessados pelo assunto marcaram presença no encontro gravado pelo canal, que contou com a participação da CEO do Ensina Brasil, braço brasileiro do programa norte-americano Teach for All, Erica Butow; do autor do livro País mal educado, Daniel Barros; e do diretor do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, professor doutor Herbert Gomes da Silva, com mediação da jornalista especialista em educação, entrevistadora do UM BRASIL e colaboradora desta edição especial da revista, Sabine Righetti.

Assista ao debate a seguir:

Revista Problemas Brasileiros – Edição Especial | Artigos

Em mais uma parceria de sucesso, a revista Problemas Brasileiros e a plataforma UM BRASIL lançaram uma edição extra da publicação, com mais de 20 artigos de nomes de variadas esferas do conhecimento, com o objetivo de propor soluções e discutir a agenda que o Brasil precisa assumir para reverter o quadro de incapacidade administrativa. Tudo isso permeado por charges de Glauco Villas Boas, morto em 2010, que se relacionam com as temáticas dos artigos. Angeli e Laerte também participam da edição, homenageando o cartunista.

Enfim, 2018 – Otávio Miranda e Eduardo Cavalieri

A renovação é uma tendência – Humberto Dantas

Governança para articular o sistema – Renato Sérgio de Lima

Necessitamos de políticas realizáveis, não idealizáveis – Vinicius de Carvalho

Foco no desenvolvimento de competências – Claudia Costin

O SUS não pode parar – Antonio José Pereira

Cuidado preventivo: a meta a se buscar – Ana Maria Malik

Entender para mudar os elevados custos – Luiz Augusto Carneiro

Regulamentação do lobby, medida essencial – Eva Renon 

A transparência é o caminho – Guilherme Cunha Costa 

Desinformação e redes sociais – Eugênio Bucci 

Livro, um passaporte para a liberdade – Marco Lucchesi 

Aprender a ensinar – Denis Mizne

Parceiros Um Brasil

Outros Entrevistados

Mais Um Brasil