Fechar

Política

set 26, 2018

“Enfim, 2018”, por  Otávio Miranda e Eduardo Cavaliere

Por Otávio Miranda e Eduardo Cavaliere

As eleições de outubro marcam o começo do fim de um ciclo de fragmentação político-partidária, radicalização de discursos, judicialização da política e deslegitimação dos três Poderes. Se 2018 será a estreia nas urnas de novas forças políticas, também será teste de resiliência das forças que regem a história brasileira republicana da Constituinte até os dias de hoje.

O Brasil “até aqui” tem sido definido pelo somatório de arranjos políticos regionais e locais, sem que a política tenha representado um fenômeno unitário nacional, pois reconhecer a complexidade dessa dinâmica é fundamental para imaginar o Brasil “daqui para frente”.

Todos os pequenos movimentos locais parecem estar ligados por apenas um entre cinco votos disponíveis em uma eleição nacional: a presidência. Quer dizer, os votos de um paulista em seus deputados estadual e federal, senador ou governador, aparentemente em nada interferem nos votos de outros Estados. O processo eleitoral não é tão simples assim.

A cada quatro anos, entra em campo a competição pelo voto popular. A composição de chapas ao governo dos Estados. As corridas rumo à Brasília. Todos em busca da composição ideal, limitando o canibalismo entre quadros e aumentando as chances de vitória. São muitas combinações possíveis. Diante da percepção de corrida eleitoral, prevalece a articulação política. Nasce, aí, o complexo arranjo pluripartidário brasileiro.

O Brasil se define das 27 eleições regionais. O teste de forças entre partidos sacramenta as disputas entre pré-candidatos em seus diretórios e as alianças pactuadas por lideranças. E justamente pelos 35 partidos atualmente registrados, dividiram-se desproporcionalmente em 27 unidades federativas e suas milhares de cidades profundamente distintas, das quais as composições políticas regionais não poderiam ser menos complexas.

Seja como for, o Brasil dos últimos anos está longe de ser definido por uma batalha campal entre dois polos. Vejamos um exemplo: em todas as eleições presidenciais dos últimos anos, candidaturas encabeçadas por PT e PSDB estiveram entre as mais competitivas. No Congresso Nacional, porém, o cenário foi diferente.

Colorir os Estados do Nordeste de “vermelho” nas eleições presidenciais de 2002 a 2014 desconsidera a força e capilaridade do MDB, essenciais para as vitórias na região. Apesar do crescimento da bancada petista nordestina, o PT não é majoritário na região. Pelo contrário, alcançou em seu melhor resultado 16,5% dos assentos da região, contra 33,7% do DEM e 19,9% do MDB, em seus respectivos apogeus. Na realidade, comparado a outras regiões, o pior desempenho do PT na Câmara dos Deputados é justamente na bancada nordestina.

Até hoje, o PT elegeu mais deputados no Estado de São Paulo (103) que em todo o Nordeste combinado (99). Os 25% dos assentos alcançados em 2002 o fez recordista histórico na bancada paulista – apesar da tradicional votação em tucanos para cargos majoritários. Esse fenômeno não se repetiu em absolutamente nenhum outro Estado brasileiro. São Paulo pode estar polarizada entre os dois partidos. O Brasil, não.

Parece claro que 2018 marca o pico de um processo de pulverização, e não polarização política. No Brasil “daqui para frente”, a cláusula de desempenho e o fundo eleitoral deverão ao menos suavizar o quadro de fragmentação. Sejam quem forem os aspirantes a uma fatia do voto nacional, prevalecerão os que compreenderem de uma vez por todas que um assento em Brasília nasce da profundidade das políticas regional e local do Brasil “até aqui”.

*Otávio Miranda é pesquisador na área de Economia Política do Chongyang Institute for Financial Studies;   Eduardo Cavaliere é advogado, graduado em Direito na FGV Direito-Rio com concentração em Matemática Aplicada na EMAP (FGV)
Artigo publicado na revista Problemas Brasileiros, edição especial de setembro de 2018

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!