Fechar

Educação e Cultura

nov 12, 2018

Aprender a ensinar, por Deniz Mizne

Por Denis Mizne

Se o nosso maior desafio já esteve em garantir acesso universal à sala de aula, agora está em melhorar os resultados do tempo investido por professores e alunos dentro dela. Dados da Prova Brasil indicam que, ao fim do quinto ano, com dez anos de idade, apenas metade dos alunos sabe Português em níveis satisfatórios e 40% dominam Matemática. No nono ano, os índices caem para 30% e 14%, respectivamente. É chegado o momento de enfrentar o fato de que a aprendizagem não está acontecendo e, mais grave, nossos jovens estão deixando de atingir seu potencial máximo, com grande impacto para suas trajetórias individuais e para o desenvolvimento do País.

As causas das lacunas de aprendizagem são muitas, e a solução não virá de apenas uma iniciativa. Entretanto, há alavancas essenciais para reverter o quadro. Uma delas toca diretamente na figura do professor. Ele é o único capaz de garantir que todas as demais iniciativas visando à aprendizagem sejam efetivadas dentro da sala de aula. Quem tem grande responsabilidade merece atenção.

Dados de pesquisa realizada pelo Todos pela Educação apontam que praticamente metade dos professores (49%) não recomendaria a profissão. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que ouviu estudantes brasileiros de 15 anos de idade, apenas 2,4% deles querem seguir uma carreira docente.

Certamente, há muitos aspectos que contribuem para a baixa atratividade da carreira. Entre eles, a não valorização do professor impõe um desafio por si só: enquanto não o superarmos, dificilmente atrairemos os alunos mais bem preparados para a profissão. A isso, somam-se as lacunas da formação inicial oferecida no Brasil.

Nos países onde os desafios de aprendizagem têm sido menores, o preparo oferecido aos futuros professores carrega também os aspectos da prática pedagógica. Eles aprendem, além de conceitos e teorias da educação, a ensinar. Um processo que começa na universidade, mas que não se encerra nela.

Elemento em comum entre países e redes de ensino no Brasil que têm apresentado bons índices educacionais são as chamadas “comunidades de aprendizagem”. Nelas, o desenvolvimento do professor é responsabilidade compartilhada e exercida por todo o corpo profissional da escola, em especial pelo coordenador pedagógico. A ele cabe o papel de construir com os professores um acompanhamento orientado à garantia da aprendizagem. Um apoio útil ao docente que, em geral e infelizmente, trabalha isolado e solitário na sala de aula.

Vale nota também o fato de que até há pouco não estavam claros quais eram os conhecimentos essenciais que todo aluno deveria aprender. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cumpre, nesse sentido, um papel fundamental e traz desdobramentos. Um deles toca a revisão da formação dos professores. Não apenas a formação inicial, que garantirá o alinhamento dos novos profissionais a essas expectativas de aprendizagem, como também a continuada – essencial para os docentes em exercício.

É hora de enfrentarmos as questões que têm contribuído fortemente para o desperdício anual de talentos no nosso País. A educação deve (e pode) cumprir seu papel primordial, criando condições para atrair e desenvolver seus profissionais. Ela pode (e deve), sobretudo, ser capaz de preparar nossos jovens para realizar seus projetos de vida, contribuindo também para o desenvolvimento do Brasil.

*Denis Mizne é diretor-executivo da Fundação Lemann
Artigo publicado na revista Problemas Brasileiros, edição especial de setembro de 2018.

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!