UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

Ricos ainda pagam pouco imposto no Brasil, avalia professor de Columbia

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI
Publicado em: 21 de abril de 2015

ENTREVISTADOS

“A carga tributária no Brasil é injusta. Realmente, os ricos pagam muito pouco imposto no Brasil”. A afirmação é de Fernando Sotelino, professor de Finanças Internacionais da Universidade de Columbia.

Ele é um dos entrevistados pelo jornalista Adalberto Piotto para uma série gravada nos Estados Unidos, no início do ano, que discute o ambiente político e econômico do País.

Sotelino acredita que não há soluções rápidas para o Brasil superar os entraves ao desenvolvimento, mas indica alguns pontos importantes nesse sentido. “O País deveria tentar migrar de um processo fiscal complicado, cheio de impostos indiretos, que aumentam o custo da produção, para impostos mais simplificados, quase na ponta do consumo”, sugere.

Sobre a questão previdenciária, ele acredita ser legítimo repensar a idade da aposentadoria, a pensão para a viúva e a aposentadoria integral. “Menos burocracia vai ajudar, assim como um sistema fiscal mais eficiente, eliminar a corrupção e gastos desnecessários, além de elevar o nível de educação para um debate político mais rico”, resume o professor de Columbia.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Questão climática: riscos e oportunidades para a agenda de negócios no Brasil 

Cada vez mais o impacto climático está afetando o mundo dos negócios. Por essa razão, a discussão acerca do tema deixa de ser “ideológica” e passa a entrar para a agenda das empresas no Brasil. É o que pensa Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade da Natura.  “Todos os empresários que têm o bom senso de […]

ver em detalhes
Economia e Negócios

Modernização do Estado é necessária para melhorar a qualidade dos serviços públicos 

Vera Monteiro, professora na FGV, acredita que a Reforma Administrativa precisa ser uma pauta permanente no Brasil

ver em detalhes
Entrevista

Desequilíbrio entre poderes atrapalha efetividade do Estado  

Segundo Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara dos Deputados, a democracia depende de harmonia entre Executivo e Legislativo

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail