UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Brasil precisa de debate honesto sobre corte de gastos, diz economista

Publicado em: 14 de abril de 2015

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

“Falta no Brasil um debate honesto sobre o que o País pode deixar de gastar”. A afirmação é do diretor do Columbia Global Center Latin America, Thomas Trebat, um dos entrevistados do UM BRASIL em documentário gravado nos Estados Unidos, no início do ano.

“É preciso olhar mais para a sociedade do que para os governantes. A carga tributária nada mais é do que a outra face da moeda, que é a demanda por serviços do Estado. O povo espera serviços nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, emprego. Acho que o debate sobre carga tributária envolve a sociedade refletir e dizer que, se a carga tributária tem que ser diminuída – e tem que ser –, quais serviços podem ser dispensados. Por exemplo, são necessários 39 ministérios? Se não, por que existem?”, indaga o economista.

Segundo ele, o Estado brasileiro tem obrigações demais, que poderiam ser assumidas pelo mercado. “A princípio, poucos contestam essa afirmação, mas quando se fala nos serviços que a pessoa consome, ela vai contra. Um exemplo é o programa Bolsa Família. Quem não recebe acha que é dinheiro dado em troca de nada. Eu, como economista, vejo as evidências empíricas, o gasto, o resultado e concluo que programas como esse são razoáveis e têm um alto retorno social e econômico. No entanto, o debate aqui é muito envenenado. A classe média alta se opõe, mas o que beneficia essa classe, como acesso gratuito a universidades, subsídios, pensões, emprego público, eles não querem cortar de jeito nenhum”, aponta.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Entrevista

Bioeconomia desafia cultura das commodities no Brasil

Joanna Martins, sócia-fundadora da Manioca e diretora-executiva do Instituto Paulo Martins, defende que o País deve aprender a transformar recursos em valor

ver em detalhes
Entrevista

Os legados histórico e cultural de D. Pedro II

Historiador Leandro Garcia comenta relação do imperador com a literatura e critica atraso no processo de abolição

ver em detalhes
Economia e Negócios

A Amazônia brasileira é um celeiro de soluções e empresas inovadoras

Ilana Minev, presidente do Conselho de Administração da Bemol, fala sobre as oportunidades de empreendedorismo no Norte do País

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.