Especialistas debatem corrupção
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
UM BRASIL conversa com Wagner Giovanini, especialista em compliance empresarial, e Rita de Cássia Biason, professora da Unesp e autora de diversos livros sobre corrupção.
Segundo eles, a iniciativa privada se apropria das brechas que o Estado apresenta como possibilidade de incrementar o ganho, e a complexidade da legislação abre espaço para o suborno de um fiscal mal intencionado.
Wagner Giovanini e Rita de Cássia Biason apontam três pilares que envolvem o problema: o empresariado, o processo de licitação e o sistema de financiamento de campanha.
Eles ainda questionam se, embora haja muito a ser combatido nesse campo, há interesse em se fazer algo. Os debatedores também falam sobre impunidade, nova lei anticorrupção e práticas como lobby e cartel.
ENTREVISTADOS


CONTEÚDOS RELACIONADOS

Regulação pode conter os perigos das plataformas digitais e da Inteligência Artificial
Jornalista Eugênio Bucci discute o fenômeno da desinformação na era das novas tecnologias
ver em detalhes
Será preciso buscar soluções para amenizar a ausência dos Estados Unidos nos acordos climáticos
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhes
Insegurança jurídica é obstáculo para desenvolvimento ‘verde’
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhes