Projeto transformacional na educação é o caminho para superar o trágico legado da pandemia
ENTREVISTADOS
A educação brasileira depende de um projeto transformacional para superar o trágico legado da pandemia, defende Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação, na primeira gravação da série comemorativa de 500 entrevistas do Canal UM BRASIL – uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
“A pandemia arrefeceu, mas os efeitos dela, inclusive de natureza educacional, são duradouros. Precisamos de ações para garantir que crianças e jovens retornem e permaneçam nas escolas. Falta uma ação coordenada de forma nacional com Estados e municípios para avançarmos, de forma emergencial, a fim de superar as lacunas de aprendizagem deixadas pela pandemia”, pontuou Nogueira Filho.
Na conversa com Sabine Righetti, o especialista ainda elencou os pontos que precisam ser trabalhados com urgência neste cenário pós-pandêmico de quase dois anos de escolas fechadas:
* segurança alimentar;
* saúde emocional de alunos e professores;
* aprendizagem, inclusive para as classes mais pobres, que tiveram dificuldades para manter os estudos na pandemia.
Formação dos professores
Nogueira Filho também ressalta os perigos do Ensino a Distância (EaD) na formação de professores, tendência que tem crescido nos últimos anos. “Mais de 60% dos atuais estudantes de Pedagogia e Licenciatura estão se formando praticamente 100% a distância. Isso é inconcebível para um país que, de fato, busque uma educação melhor. Ainda: 40% dos professores dão aula em mais de uma escola, e não há como esperar uma transformação educacional com docentes que não estejam fixos naquele ambiente para conhecer, com profundidade, alunos e pais”, diz.
Sobre modelos de ensino a serem seguidos, o diretor-executivo do Todos Pela Educação acredita na adoção de experiências registradas em diferentes localidades do País, com as devidas adaptações. “O governo tem a oportunidade de entender, sistematizar, incorporar e transformar, em políticas públicas, modelos de sucesso já existentes que podem ser replicados para Estados e municípios.”
Crédito das fotos: Divulgação
Inscreva-se no canal UM BRASIL
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Cuidar da primeira infância é o caminho para desenvolver o País
Segundo a médica Vera Cordeiro, do Instituto Dara, combater desigualdades passa por garantir atenção, dignidade e direitos às crianças
ver em detalhes
Brasil precisa renovar a agenda do debate público
Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhes
Desafios da geopolítica mundial: democracia, eleições e comércio
Para Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhes