UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Educação e Cultura

Projeto transformacional na educação é o caminho para superar o trágico legado da pandemia

Publicado em: 18 de novembro de 2022

A educação brasileira depende de um projeto transformacional para superar o trágico legado da pandemia, defende Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação, na primeira gravação da série comemorativa de 500 entrevistas do Canal UM BRASIL – uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“A pandemia arrefeceu, mas os efeitos dela, inclusive de natureza educacional, são duradouros. Precisamos de ações para garantir que crianças e jovens retornem e permaneçam nas escolas. Falta uma ação coordenada de forma nacional com Estados e municípios para avançarmos, de forma emergencial, a fim de superar as lacunas de aprendizagem deixadas pela pandemia”, pontuou Nogueira Filho.

Na conversa com Sabine Righetti, o especialista ainda elencou os pontos que precisam ser trabalhados com urgência neste cenário pós-pandêmico de quase dois anos de escolas fechadas:

* segurança alimentar;
* saúde emocional de alunos e professores;
* aprendizagem, inclusive para as classes mais pobres, que tiveram dificuldades para manter os estudos na pandemia.

Formação dos professores

Nogueira Filho também ressalta os perigos do Ensino a Distância (EaD) na formação de professores, tendência que tem crescido nos últimos anos. “Mais de 60% dos atuais estudantes de Pedagogia e Licenciatura estão se formando praticamente 100% a distância. Isso é inconcebível para um país que, de fato, busque uma educação melhor. Ainda: 40% dos professores dão aula em mais de uma escola, e não há como esperar uma transformação educacional com docentes que não estejam fixos naquele ambiente para conhecer, com profundidade, alunos e pais”, diz.

Sobre modelos de ensino a serem seguidos, o diretor-executivo do Todos Pela Educação acredita na adoção de experiências registradas em diferentes localidades do País, com as devidas adaptações. “O governo tem a oportunidade de entender, sistematizar, incorporar e transformar, em políticas públicas, modelos de sucesso já existentes que podem ser replicados para Estados e municípios.”

Crédito das fotos: Divulgação

Inscreva-se no canal UM BRASIL

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

 

Segurança pública deveria ser planejada em conjunto pelos países latino-americanos

Guillermo Lasso, ex-presidente do Equador, fala sobre sua experiência como líder do executivo em um país marcado pelo narcotráfico

ver em detalhes
Política

Democracia brasileira falha na sua dimensão social

Os brasileiros não rejeitam a democracia ou preferem o autoritarismo. O problema da população com a ideia da democracia tem a ver com a percepção de que, no Brasil, ela não cumpre com suas entregas sociais.  A avaliação é de Adriano Codato, professor na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador do Representação e Legitimidade […]

ver em detalhes
Economia e Negócios

As oportunidades e os desafios das empresas na adoção de novas tecnologias

A especialista Cristina Palmaka fala sobre os dilemas do uso na Inteligência Artificial no mundo corporativo e nos governos

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.