O sistema público só convém se for para servir a população
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
Fazer a gestão de um país nada difere do ofício de administrar uma empresa, afirma o presidente do Conselho de Administração da Falconi Consultores de Resultado, Vicente Falconi. Gerenciar um negócio é ter um plano de ação para atingir metas ou resolver problemas, função básica que se estende às organizações públicas: “O setor público brasileiro peca porque não cumpre esse papel”, explica o especialista em gerenciamento empresarial.
Falconi é o primeiro entrevistado de uma série de debates com novo formato da plataforma UM BRASIL, o UM BRASIL Talks, idealizado pela FecomercioSP, que conta com a mediação da jornalista Maria Cristina Poli e dos especialistas Duval Guimarães, mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard; Gustavo Haddad Braga, engenheiro elétrico e cientista da computação pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts; e Gabriel Ribeiro, aluno de Política, Filosofia e Economia na Northeastern University.
Durante o bate-papo, Falconi falou sobre a necessidade da criação de indicadores e dados precisos em determinadas administrações públicas, que viabilizem melhores práticas administrativas e serviços mais eficientes para a população: “Temos algumas áreas bastante organizadas e que dispõem de bons recursos, como a Receita Federal.
O sistema do Imposto de Renda é algo muito avançado e somos um dos primeiros países a disponibilizar a declaração de forma totalmente digital.” O especialista também criticou políticos e ministros que acham que gerenciar é apenas sentar-se à mesa e dar ordens. Disse ainda que o Estado precisa treinar seus funcionários e aprender a trabalhar com métodos.
O UM BRASIL Talks conta com a parceria da BRASA, grupo interdisciplinar de estudantes residentes em várias partes do mundo, em especial nos Estados Unidos. O objetivo é apoiar e promover estudos brasileiros nos campos das ciências humanas e sociais.
ENTREVISTADOS
Vicente Falconi
VER EM DETALHESCONTEÚDOS RELACIONADOS
Economia e Negócios
Estabilidade no funcionalismo protege o Estado e a democracia
Em debate promovido pelo UM BRASIL e pelo Movimento Pessoas à Frente, Marília Ortiz e Sergio Firpo discutem o papel do Estado perante a sociedade
ver em detalhes
Sociedade
Complexidade dos crimes evolui mais rápido que as forças de segurança
Renato Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, comenta as implicações sociais e econômicas da insegurança
ver em detalhes
Política
Constituição de 1988 é tentativa de reparação histórica
O advogado Oscar Vilhena comenta o futuro da Reforma Política no Brasil e as raízes da corrupção
ver em detalhes