Crescimento econômico do Brasil depende da formação do Congresso
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
O País deve apresentar um crescimento econômico medíocre, entre 2% e 3% ao ano, se não forem feitas reformas importantes na economia, segundo análise feita pelo banqueiro, filantropo e copresidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, Roberto Setúbal, ao UM BRASIL. Em entrevista a Thais Herédia, ele afirma que sem essas reformas não haverá melhora no quadro, e tudo dependerá das próximas eleições.
Setúbal frisa que as mudanças dependem não apenas do futuro presidente, mas do Congresso Nacional, que na equação decide por metade das tomadas de decisão. “O presidente pode ter a iniciativa de querer fazer, mas se não tiver um Congresso que o apoie, a gente não vai ver as reformas acontecendo”, diz.
O banqueiro afirma que as eleições de 2018 não serão conturbadas como as de 2002, quando Lula foi eleito presidente pela primeira vez. Ele acredita que o País está mais forte institucionalmente e com mais reservas econômicas para impedir que a política reflita de forma tão negativa na economia. “O Brasil nunca é tão bom como a gente gostaria que fosse e também não é ruim como às vezes a gente vê muita gente pregando”, conclui.
A entrevista é uma parceria entre o UM BRASIL e o Brazil Forum UK, uma conferência anual organizada por estudantes brasileiros de pós-graduação de universidades do Reino Unido, como a Universidade de Oxford, a LSE, o King’s College, entre outras.
ENTREVISTADOS
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Economia e Negócios
Relações comerciais brasileiras não devem ser guiadas por questões ideológicas
O professor Lucas de Souza defende que tradição diplomática deixa o País em posição vantajosa em meio à escalada das tensões comerciais no mundo
ver em detalhes
Economia e Negócios
Juros altos aprofundam a desigualdade social no Brasil
Luís Eduardo Assis, presidente da Fator Seguradora, fala sobre os custos sociais da conjuntura econômica e os caminhos para o ajuste fiscal no País
ver em detalhes
Sociedade
Sociedade brasileira precisa aprofundar conhecimento sobre a IA
Para Duval Guimarães, diretor geral na Start by Alura, debate sobre as novas tecnologias ainda é muito raso no Brasil
ver em detalhes