UM BRASIL lança nova publicação, com análises e soluções para modernizar o País
O Canal UM BRASIL, uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), acaba de lançar o seu nono livro. Publicada neste mês, a obra traz, em mais de 100 páginas, análises e soluções para modernizar o País.
O volume conta com um ensaio especial inédito de Jaime Spitzcovsky – jornalista e parceiro do canal –, que discute como a complexidade multipolar do século 21 está construindo o atual cenário de grandes turbulências no mundo.
O editorial do livro, assinado por Abram Szajman, presidente da FecomercioSP, destaca os propósitos que permeiam a representação empresarial da Entidade.
Entrevistas e matérias especiais
O economista Marcos Mendes é o primeiro entrevistado da publicação. Um dos criadores da emenda constitucional do teto dos gastos públicos, em 2016, discute a gestão do orçamento público e a responsabilidade fiscal. Na sequência, um debate acerca do bicentenário da Independência, com as historiadoras Heloisa Starling e a portuguesa Isabel Corrêa. A edição traz ainda duas matérias especiais: a primeira, sobre a série especial que ressalta a importância da educação política; a segunda, acerca da difusão da agenda ESG no País.
Além disso, o leitor encontra bate-papos sobre a nova ordem geopolítica global, analisada por Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap); as raízes da desigualdade brasileira, sob o olhar do historiador econômico Vinícius Muller; e o capital intelectual na era do conhecimento e da criatividade, com o consultor britânico John Howkins, criador do termo “Economia Criativa”.
E mais: a leitura filosófica do economista Eduardo Giannetti, a respeito da relação da economia com a sustentabilidade; os desafios na área da Educação no cenário pós-pandemia, com o diretor-executivo do Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Filho; a nova realidade do ambiente digital com o advento do metaverso, na visão do publicitário Walter Longo, e uma conversa sobre o paradoxo do envelhecimento com Fran Winandy, especialista em diversidade etária.
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Pesquisador do Cebri adverte que política externa será determinante nas próximas eleições
Na opinião de Feliciano de Sá Guimarães, as ações do presidente Donald Trump são guiadas, justamente, pela expectativa de que a política externa influencie o pleito brasileiro
ver em detalhes
Economista diz que agilizar burocracia é uma questão de desenvolvimento
Sary Levy-Carciente é coordenadora do Índice de Burocracia na América Latina
ver em detalhes
Empresas devem aprender a minimizar risco político, recomenda sócio-fundador da Dharma Political Risk and Strategy
Em entrevista ao UM BRASIL, Creomar de Souza explica as oriengens da crise entre os Poderes no País
ver em detalhes