Cientista político, professor e palestrante.
Professor de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Nos Estados Unidos, trabalhou no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), na Organização dos Estados Americanos (OEA), no think tank Woodrow Wilson Center, entre outras.
Fundador do Insight Geopolítico, uma consultoria de riscos políticos nacional e internacional.
Foi secretário-adjunto de Segurança Urbana da cidade de São Paulo. Eleito deputado estadual em 2018.
Foi presidente da Comissão de Relações Internacionais e vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça.
Graduado em Filosofia e Ciências Políticas, é mestre em International Peace and Conflict Resolution pela American University, em Washington D.C. (Estados Unidos).
UM BRASIL
Em entrevista ao canal, em fevereiro de 2023, Cukier afirma que o Brasil precisa ser líder em meio ambiente. “É o grande assunto no mundo desenvolvido e uma preocupação para o mundo em desenvolvimento. Considerando a dimensão geográfica do Brasil, a sua condição de nação em desenvolvimento – e ainda o fato de que é o maior ativo ambiental do planeta –, o País precisa ocupar esta liderança.”
Em nova entrevista, em janeiro de 2024, Cukier enfatiza que o ódio e a polarização que emergem nas redes sociais, além do uso indevido da Inteligência Artificial (IA), estão criando um problema enorme para as democracias. Isso, porque são as ditaduras, controladoras do uso dessas ferramentas, que estão obtendo vantagem de ganho e escala econômica diante da instabilidade em países liberais, os que mais dependem de boas relações sociais e emocionais. Tais fatores estão tornando o mundo um lugar mais perigoso.
Política
Jurista Vitalino Canas fala sobre os rumos dos sistemas de governo no Brasil e no mundo, além da necessidade de regular as plataformas digitais
ver em detalhes
Economia e Negócios
O economista Ricardo Sennes e Sandra Rios, ‘senior fellow’ do Cebri, debatem os desafios da abertura comercial em tempos de protecionismo
ver em detalhes
Economia e Negócios
Acadêmico Rodrigo Tavares defende que o Brasil use as receitas da exploração dos fósseis para custear a descarbonização
ver em detalhes