UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Falta um líder contra degradações política, social e econômica

Publicado em: 11 de setembro de 2020

ENTREVISTADOS

*Atualização: Um dos principais historiadores do Brasil, Boris Fausto morreu, aos 92 anos, em 18 de abril de 2023. Relembre esta entrevista dele ao canal UM BRASIL em setembro de 2020

“Para lidar com um governo desastroso, será preciso que uma voz democrática encarne um programa de oposição com força suficiente de ideias e que tenha uma adesão profunda da grande massa popular e da classe média. Mas, hoje, nós não temos este nome”, afirma o historiador e cientista político, Boris Fausto, ao UM BRASIL – uma realização da FecomercioSP. A entrevista foi realizada pelo cientista político Humberto Dantas.

“Este é o grande problema deste momento. Gira-se em torno de nomes razoáveis, mas que não têm o carisma necessário, ninguém que se desenhe com essa força de uma liderança e se anteponha às condições lamentáveis da nossa política e das situações social e econômica do País”, reforça o historiador.

Como contraponto à própria ideia, Fausto alerta para o risco de esta busca gerar “salvadores” que encarnem o papel de liderança – uma “forte tentação” comum tanto em países com muitas carências e demandas da população não atendidas quanto em regiões mais desenvolvidas, diz ele.

Na entrevista, Fausto também avalia que o discurso em defesa das instituições – mesmo cada vez mais presente na fala de parlamentares, de membros do Poder Judiciário e da sociedade civil –, por si só,  não é expressivo a ponto de ganhar adesão de todas as camadas sociais. “O apoio institucional não é suficiente para que se mobilize o Brasil para retirá-lo de uma situação de corrosão acentuada da democracia”, pontua.

Assista na íntegra e se inscreva no canal   UM BRASIL.

Crédito da foto: Renato Parada

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

O Brasil e os desafios de uma Reforma Fiscal 

Os professores Marcio Holland e Tathiane Piscitelli inauguram aula do curso O Futuro do Brasil em Debate: Um Olhar Interdisciplinar, promovido pela FGV Direito SP e FGV EESP, em parceria com o Canal UM BRASIL

ver em detalhes
Sociedade

80 anos de Sesc: bem-estar social como missão

Luiz Galina, diretor regional do Sesc São Paulo, rememora as origens e transformações da instituição reconhecida por seus serviços de lazer, esporte e cultura

ver em detalhes
Economia e Negócios

Por que a renda cresce, mas não chega ao bolso dos brasileiros? 

Economista Ricardo Amorim analisa o passado, o presente e os possíveis caminhos futuros da economia brasileira

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.