UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

“Tese do golpe é antidemocrática”, diz cientista político Fernando Schüler

Publicado em: 10 de maio de 2016

ENTREVISTADOS

MEDIAÇÃO

Para o cientista político e filósofo Fernando Schüler, o Brasil passa por um teste de democracia. Ainda que a Suprema Corte do País seja respeitada e tenha autoridade política, o especialista se diz preocupado com o arranhão que os últimos acontecimentos podem gerar na cultura política nacional.

“A tese do golpe é antidemocrática. O governo tem o direito de considerar que as pedaladas não foram crime de responsabilidade fiscal. O que não faz sentido é achar que a interpretação de quem pensa diferente não tem legitimidade”.

O professor do Insper lembra que a pobreza voltou a crescer com o esgotamento do modelo de acesso ao consumo. “Nos anos de bonança, o País deixou de fazer a lição de casa, como as reformas necessárias, os investimentos em educação e as medidas para aumentar a produtividade. Se compararmos o Brasil a países em desenvolvimento, somos um ponto fora da curva”, opina.

Durante a entrevista à plataforma UM BRASIL, o especialista, que tem pós-doutorado pela Columbia University, criticou os livros de história utilizados pelas escolas brasileiras. “As obras são muito enviesadas do ponto de vista ideológico e oferecem uma visão unidimensional ao estudante. Elas comparam o governo de Fernando Henrique ao de Lula e lançam a ideia do bem e do mal. É preciso uma visão mais pluralista, que faça os alunos pensarem”.

Prestes a completar 30 anos, Schüler diz que a Constituição Brasileira é inclusiva,independente e tem grandes méritos, mas criou déficits importantes, como o sistema de gestão pública que não funciona para a prestação de serviços. “O regime jurídico dos servidores, que dá estabilidade plena de emprego e impede a avaliação de desempenho, é um exemplo”.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

Brasil precisa se conscientizar sobre a necessidade de reformas para destravar a economia

Gesner Oliveira, professor na FGV, ressalta a importância de modernizar o Estado brasileiro, garantir segurança jurídica e desenvolver um ‘sistema tributário racional’

ver em detalhes
Internacional

Crise institucional leva ao surgimento de líderes autoritários ao redor do mundo 

Germano de Almeida, analista de política internacional, reflete sobre os rumos de uma nova ordem global

ver em detalhes
Internacional

Formação política é fundamental para renovar a democracia

Na série ‘Diálogos Presidenciais’, Andrés Pastrana, ex-presidente da Colômbia, compartilha memórias e reflexões de quem já viveu o poder

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.