Fernando Schüler é professor e pesquisador no Insper e curador do projeto Fronteiras do Pensamento.
Ele foi secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul e diretor do Ibmec, no Rio de Janeiro.
Schüler é doutor em Filosofia e mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é especialista em políticas públicas e gestão governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e especialista em gestão cultural e cooperação ibero-americana pela Universidade de Barcelona (UB).
UM BRASIL
Ao UM BRASIL, em maio de 2016, Schüler afirmou que o Brasil passava por um teste de democracia. Ainda que a Suprema Corte do País fosse respeitada e tivesse autoridade política, o especialista se dizia preocupado com o arranhão que os últimos acontecimentos poderiam gerar na cultura política nacional.
Em abril de 2017, Schüler falou por mais de uma vez sobre temas como o amadurecimento da democracia brasileira, o crescimento brasileiro comparado ao de países em desenvolvimento e sobre o papel dos novos atores na política tradicional, além de abordar questões sobre privatização e Reforma Política.
Já em março de 2025, o cientista político retornou ao Canal UM BRASIL e afirmou que que o debate público no País não deveria ser pautado pela “temática comportamental” tampouco pela “histeria entre direita e esquerda”. Para ele, com a intensificação da polarização, há mais dificuldade em se fazerem as reformas necessárias para o Brasil.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes