Fechar
Play Video

Investir em relações pessoais é um dos desafios da escola do futuro

DEBATEDORES | Ana Kuller Danilo Costa

Como a escola pode preparar os alunos para um futuro desconhecido? Esse dilema atual de todas as instituições de ensino foi tema central do debate do UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, com a coordenadora de educação do Senac São Paulo Ana Luiza Marino Kuller, e com o fundador da Vereda Educação, Danilo Costa.

“Estamos em um momento de crise porque os modelos que desenvolvemos deixaram de atender há bastante tempo e temos o desafio de preparar o jovem para um futuro mais próximo e mais distante. Sabemos que o modelo no qual o professor fala e os alunos escutam passivamente vai cada vez mais, fazer menos sentido. Acredito que o futuro e o presente estão baseados na interação humana entre o aluno e o professor, os alunos entre si, e o que se produz a partir disso continua sendo o elemento principal a ser trabalhado. A gente precisa investir nessa relação”, detalha Ana Luiza.

Nessa transição institucional, Costa ressalta que as escolas tentam se equilibrar entre as demandas que precisam ser atendidas agora e as do futuro, que ainda não conhecemos. “Vivemos uma transição institucional: de um lado, as escolas ainda com desafios de curto e médio prazo que dificilmente vão mudar academicamente, como o vestibular e o Enem. Isso consome uma boa parte do foco, energia e do orçamento das escolas. Contudo, os alunos do ensino fundamental I hoje vão entrar no mercado de trabalho em 2040. Como vai estar o mundo até lá? As habilidades que a gente acredita que vão fazer a diferença no futuro que está vindo nem sempre conversam com os desafios de curto e médio prazos que precisamos suprir”, ressalta ele.

Mesmo sem poder prever quais serão as profissões do futuro, Costa enfatiza as habilidades atemporais que são necessárias independentemente da época. “Precisam mais do que nunca ser trabalhadas a capacidade de saber ouvir, de trabalhar em equipe, de aceitar crítica, de ter resiliência, autoestima e autoconhecimento emocional para não desanimar com os desafios da vida”, afirma ele.

Essa entrevista faz parte da série de entrevistas sobre educação realizadas pelo UM BRASIL e exibidas com exclusividade pelo Canal Futura desde abril de 2020.

Mais Vistos
Fique por dentro de todo conteúdo
UM BRASIL
Assina a Newsletter um Brasil