Casa do Zezinho: educação que faz a diferença para crianças no Capão Redondo
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
A Casa do Zezinho recebeu, em 25 anos, 21 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP, a fundadora da instituição, Dagmar Garroux, fala sobre o modelo pedagógico dessa organização, localizada no Capão Redondo, extremo da zona sul da capital paulista.
Ela ressalta que o grande diferencial é levar em consideração a trajetória de cada um com foco nos desenvolvimentos da autonomia de pensamento e de ações baseadas em quatro pilares da educação: ser (espiritualidade), conhecer (ciências), saber (filosofia) e fazer (Arte).
“As crianças chegam à casa sem sonhos e desconfiados dos adultos. Eles veem de uma realidade de guerra, e, aqui, tudo é pensado para que cada ambiente seja prazeroso. Cada sala tem uma cor do arco-íris, e até isso tem motivo”, explica Dagmar.
Dessa forma, a Casa do Zezinho recebe os alunos de forma atenta às necessidades e à criatividade de cada um e os ensina a usar os sentidos para aprender. “Na sala de gastronomia, por exemplo, a ideia é trabalhar matemática, química, estudos sociais e ciência. O aluno fala qual o almoço preferido dele e, com base nisso, ensinamos a refinar a receita. É um absurdo, nos dias de hoje, ter uma educação fundamentada em um único conteúdo. Não dá mais. Os pilares da casa estão fincados nos cinco sentidos, algo que foi esquecido”, afirma a pedagoga.
Essa entrevista faz parte de série sobre educação realizada pelo UM BRASIL e exibida com exclusividade pelo Canal Futura desde abril de 2020.
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Será preciso buscar soluções para amenizar a ausência dos Estados Unidos nos acordos climáticos
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhes
Insegurança jurídica é obstáculo para desenvolvimento ‘verde’
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhes
Discussão climática ganhou espaço na geopolítica internacional
Izabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes