Rubens Ricupero comenta sobre os livros que o influenciaram
Profundo conhecedor da diplomacia brasileira e das transformações sociais pelas quais o País passou ao longo do século passado, o ex-embaixador e diretor da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), Rubens Ricupero, não titubeia ao afirmar que o livro que mais o impressionou para compreender o Brasil foi Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre.
“Ele chamou atenção para o fenômeno que é, isoladamente, o que tem o maior poder explicativo sobre o que o Brasil é hoje, que é a escravidão”, salienta Ricupero sobre a obra publicada em 1933.
Em sua entrevista para o UM BRASIL, o diplomata de carreira enfatiza a necessidade de a Nação agregar a periferia à sociedade. Segundo ele, o intelectual que influiu sobre essas ideias foi o advogado, jornalista, ex-deputado e ex-ministro das Relações Exteriores San Tiago Dantas: “A visão dele é a que me inspirou quando digo que o futuro do Brasil depende de integrar as massas das periferias”, destaca Ricupero.
Confira o vídeo com as dicas de leitura de Rubens Ricupero que faz parte da celebração dos cinco anos do canal UM BRASIL:
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economista-chefe da Galápagos Capital discute o impasse fiscal e as origens da inflação no País
Para Tatiana Pinheiro, o problema do Brasil é que a produtividade não acompanha o crescimento
ver em detalhes
Inovação e governo digital: o futuro da gestão pública no Brasil
Tema integra o livro ‘UM BRASIL 11 – Modernização do Estado’, que discute caminhos para impulsionar o Brasil, ampliando a eficiência dos serviços públicos
ver em detalhes
Jornalista fala sobre os principais entraves do País na era da Inteligência Artificial
Na opinião de Silvia Bassi, o Brasil precisa conquistar as soberanias tecnológica e digital
ver em detalhes