Rubens Ricupero comenta sobre os livros que o influenciaram
Profundo conhecedor da diplomacia brasileira e das transformações sociais pelas quais o País passou ao longo do século passado, o ex-embaixador e diretor da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), Rubens Ricupero, não titubeia ao afirmar que o livro que mais o impressionou para compreender o Brasil foi Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre.
“Ele chamou atenção para o fenômeno que é, isoladamente, o que tem o maior poder explicativo sobre o que o Brasil é hoje, que é a escravidão”, salienta Ricupero sobre a obra publicada em 1933.
Em sua entrevista para o UM BRASIL, o diplomata de carreira enfatiza a necessidade de a Nação agregar a periferia à sociedade. Segundo ele, o intelectual que influiu sobre essas ideias foi o advogado, jornalista, ex-deputado e ex-ministro das Relações Exteriores San Tiago Dantas: “A visão dele é a que me inspirou quando digo que o futuro do Brasil depende de integrar as massas das periferias”, destaca Ricupero.
Confira o vídeo com as dicas de leitura de Rubens Ricupero que faz parte da celebração dos cinco anos do canal UM BRASIL:
CONTEÚDOS RELACIONADOS

Revista Problemas Brasileiros e Casa Balaio debatem em Belém os desafios da COP30
O Encontros COP30: Clima, Impacto e Mercado acontecerá em Belém, no dia 1 de outubro.
ver em detalhes
Economista debate as causas e as soluções para o emprego informal no País
Da informalidade à economia digital, André Mancha discute desafios do trabalho no Brasil
ver em detalhes
Canal UM BRASIL inaugura parceria com Instituto Ethos
Debate reuniu especialistas para discutir caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva
ver em detalhes