UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
VOLTAR

Entrevistados

Ana Monguilod

  • COMPARTILHAR

Advogada especialista em Direito Tributário.

É professora nos cursos de Direito Tributário Internacional do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e nos cursos de especialização em Direito do Agronegócio e Direito Empresarial Internacional na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

É diretora da Associação Brasileira de Direito Financeiro (ABDF), associada da International Fiscal Association (IFA) e coordenadora do Grupo de Estudos de Políticas Tributárias (GEP) da FGV Projetos.

Tem formação superior em Direito e especialização em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de mestrado em Direito Tributário Internacional pela Universiteit Leiden, na Holanda.

UM BRASIL

Ana Carolina conversou com o UM BRASIL sobre a elevada carga tributária nacional. Na entrevista publicada no dia 24 de maio de 2019, a especialista falou que a tributação não é o instrumento adequado para se fazer justiça social.

Em debate realizada em 2020, com Melina Lukic, Ana Carolina  avalia as propostas de Reforma Tributária que tramitam no Congresso Nacional, indicando que, caso não seja possível fazer uma reformulação ampla do sistema, a saída é modificá-lo por etapas. Ela também defende que a Reforma Administrativa seja realizada ao mesmo tempo que a Tributária. O debate foi ao ar no dia 18 de setembro de 2020.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Economia e Negócios

O desafio de transformar gasto público em impacto social 

Em debate na Semana S 2026, os economistas André Portela e Marcos Mendes analisam por que o Brasil gasta muito e avança pouco em produtividade e redução da pobreza

ver em detalhes
Economia e Negócios

Agenda ambiental exige políticas de Estado e planejamento de longo prazo

Quando se fala em transição energética e outras pautas das agendas ambiental e climática, é preciso trocar as políticas de governo pelas políticas de Estado. É o que defende a advogada Renata Piazzon, CEO do Instituto Arapyaú, em entrevista ao Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo […]

ver em detalhes
Economia e Negócios

Economia verde pode gerar milhões de empregos no País

Patrícia Ellen, CEO da Systemiq para a América Latina e cofundadora do Instituto AYA, explica que a transição ecológica é o caminho para a resiliência econômica

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.