Nenhum partido vai cortar ministérios, diz professor de Harvard sobre política brasileira
ENTREVISTADOS
MEDIAÇÃO
“Veja quantos partidos há na base governista hoje. E não vamos acreditar que outro partido vá cortar os ministérios porque isso não é real. Para cortar, você tem que limitar sua base de coalizão, o que significa deixar gente de fora e criar uma oposição a você. Ninguém quer isso”.
A avaliação é do professor de Relações Internacionais da Universidade de Harvard Hussein Kalout, um dos entrevistados pelo jornalista Adalberto Piotto para o documentário “Pensando o Brasil”, gravado nos Estados Unidos.
Segundo o especialista, “o segredo para o Brasil é fazer um pacto suprapartidário em áreas centrais para que não haja dependência externa e crise econômica. Precisamos focar em segurança energética, educação, inovação, tecnologia e defesa”. Para ele, “o único projeto suprapartidário nas últimas duas décadas que funcionou foi o Plano Real, mas esse modelo econômico se esgotou; precisamos pensar um novo modelo econômico para o Brasil”.
Kalout também aponta o outro lado da moeda. “A sociedade brasileira é preguiçosa e lenta. Exige demandas, mas não está disposta a sacrifícios. Na medida em que houver cobrança de qualidade, organizada, sistêmica, não pontual, sobre serviços de saúde, educação e infraestrutura, a classe política estará menos acomodada e terá de mostrar serviço. As reclamações da sociedade brasileira são muito esporádicas. Há rompantes de descontentamento, mas tudo volta ao normal depois do carnaval”. “O Brasil é um país jovem, com enorme potencial, que está aprendendo a lidar com suas dimensões e riquezas. É preciso haver a crença em seu desenvolvimento […] E isso será mais eficiente e produtivo se houver um planejamento estratégico a longo prazo”, conclui.
ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Estratégias empresariais para um futuro sustentável no Brasil
Em evento realizado na Casa Balaio, em Belém, especialistas debatem soluções para os grandes desafios climáticos do País
ver em detalhes
O problema do Brasil é que a produtividade não acompanha o crescimento
Economista-chefe da Galápagos Capital, Tatiana Pinheiro, discute o impasse fiscal e as origens da inflação no País
ver em detalhes
Brasil só avançará com um pacto nacional pela Educação
O neurocientista e escritor Sidarta Ribeiro acredita que a escola é a instituição capaz de ‘equalizar oportunidades’ no País
ver em detalhes