UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Crer que equilíbrio fiscal faz o País crescer é um pensamento mágico

  • COMPARTILHAR
  • GOSTEI
Publicado em: 7 de agosto de 2020

ENTREVISTADOS

Se há 30 anos a economia brasileira era marcada por uma total irresponsabilidade fiscal, passou a conviver com uma obsessão pelo extremo oposto, em que tudo se resume ao orçamento equilibrado, de modo que não se discute mais o que o País precisa fazer para se desenvolver, mas apenas de onde virão os eventuais recursos. Essa é uma das críticas do economista André Lara Resende ao que ele chama de “dogmatismo fiscalista”, em entrevista ao UM BRASIL, uma realização da FecomercioSP.

“Como é que vamos fazer o País daqui a dez anos, essa discussão não existe. A única discussão que se faz é se equilibramos o orçamento ou não, onde vamos cortar [gastos públicos]. Como se fosse uma coisa mágica, desde que a gente equilibre o orçamento fiscal, os investimentos aparecerão e o País vai crescer. Claramente isso não é verdade. Isso é um pensamento mágico”, afirma.

Resende, conhecido por ser um dos idealizadores do Plano Real, crítica conceitos dados como verdadeiros em economia, tais como emitir moeda causa inflação e estabilizar a dívida pública aumenta a confiança dos investidores. “Se pode emitir base monetária para salvar o sistema financeiro [como na crise de 2008, sem gerar inflação], por que não pode emitir para dar renda complementar em uma situação dramática de pandemia como essa?”, questiona o economista.

Assista a entrevista na íntegra! Inscreva-se no canal UM BRASIL.

ENTREVISTADOS

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Educação e Cultura

Cuidar da primeira infância é o caminho para desenvolver o País

Segundo a médica Vera Cordeiro, do Instituto Dara, combater desigualdades passa por garantir atenção, dignidade e direitos às crianças

ver em detalhes
Entrevista

Brasil precisa renovar a agenda do debate público

Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes

ver em detalhes
Entrevista

Desafios da geopolítica mundial: democracia, eleições e comércio

Para Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

assine nossa newsletter

Qualidade jornalística 1X por semana no seu e-mail