Fechar

Livro UM BRASIL 10 Anos

abr 12, 2024

Canal UM BRASIL celebra 10 anos de debates sobre avanços e retrocessos no País e no mundo

O Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — celebra dez anos de análises cuidadosas e aprofundadas da história nacional recente. São mais de 600 entrevistas que compõem o acervo de um período sinuoso da política e da economia brasileiras. O resultado obtido de uma década de conversas com especialistas de diversas esferas do conhecimento retrata a jornada de uma nação que, ainda que enfrente desafios, tentativas e erros (desde a sua redemocratização), tem grande potencial para crescer.

Ao longo de dez anos, o canal acompanhou o surgimento de uma crise profunda que abalou a geração de empregos, a renda das famílias e a sobrevivência dos negócios, bem como testemunhou o otimismo de um povo se transformar em descrença — e, então, em insensatez e revolta contra o diálogo e a política — e presenciou anos de pandemia ceifarem a vida de uma geração com ainda muito a viver. Contudo, o retrato dessa época também registra a costura de ideias inovadoras. Há notória preocupação com mais diversidade nas lideranças e compromisso com a cidadania. Seja por vocação, seja por falta de opção, o empreendedorismo está se tornando um traço presente na identidade nacional.

A próxima década herdará os erros e acertos desse período. O País vivencia, atualmente, uma democracia fortalecida que, pouco a pouco, consegue se livrar de amarras históricas que há décadas deixaram de dialogar com as necessidades do brasileiro. As grandes transformações e reformas, apesar de dividirem a opinião pública, ocorrem democraticamente com aval social. E o gigantismo do Estado tende a não passar ileso de projetos de modernização — frentes essas impostas gradativamente por uma sociedade que se conscientiza dos danos da irresponsabilidade fiscal.

Por fim, mais uma vez, o Brasil tenta projetar ao mundo uma imagem de nação do futuro: um líder que luta contra a emergência climática e as crises alimentar e energética. O tempo dirá se a batalha pela vida na Terra e pela preservação do nosso maior patrimônio é um compromisso real.

A realização desse projeto não seria possível sem o trabalho de uma gama diversa de entrevistadores, entrevistados e parceiros que que nos ajudam a compreender a realidade brasileira.

Como sempre enfatiza, o Canal UM BRASIL exprime o empenho da FecomercioSP ao antecipar os urgentes avanços sociais e econômicos a fim de suscitar reflexões críticas sobre o passado, inspirar o presente e, sobretudo, elaborar soluções possíveis para as circunstâncias desafiadoras persistentes — e para aquelas que ainda nem sequer conhecemos.

UM BRASIL

Acesse o livro de comemoração dos 10 anos do canal, com destaques dos principais registros da última década.

OBRIGADO POR SE CADASTRAR NA NOSSA NEWSLETTER! AGORA VOCÊ IRÁ RECEBER INFORMAÇÕES SOBRE QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÔNICAS E SOCIAL DO BRASIL. CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER!