UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Economia e Negócios

Abertura comercial é o caminho mais curto para reduzir o “Custo Brasil”

Fecomercio-SP
Fecomercio-SPEditor
Publicado em: 26 de junho de 2025

A pandemia escancarou os riscos de um modelo produtivo global excessivamente centralizado na Ásia. Desde então, o mundo passou a redesenhar as suas rotas comerciais, com a formação de cadeias de valor mais locais e regionais. Para que o Brasil acompanhe as transformações desse novo cenário global, especialistas apontam a necessidade de reavaliar a estrutura tarifária, ampliar os acordos de livre-comércio e avançar em reformas que favoreçam um ambiente de negócios mais competitivo.

Com base nessa premissa, o livro ‘UB #11 – Modernização do Estado’ aprofunda o debate sobre a abertura comercial como vetor essencial para um País mais eficiente, moderno e, acima de tudo, mais justo. A publicação é fruto de uma curadoria dos principais diálogos promovidos pelo Canal UM BRASIL, uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Desde a eleição de Donald Trump e o início da guerra tarifária liderada pelos Estados Unidos, o tema da abertura comercial – bandeira defendida pela FecomercioSP – ganhou novos contornos e mais urgência. O livro reúne matérias, entrevistas e análises que reforçam a convicção de que, no mundo atual, os negócios não conhecem fronteiras.

“Você está competindo com outros produtos similares, de outros países. Se o seu não for melhor, por que as pessoas vão comprar? Atuar no mercado interno é bom e mais fácil. Mas quem exporta nunca se arrepende”, garante Floriano Pesaro, diretor de Gestão Corporativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

A matéria ‘Novos caminhos para a produtividade’ traça um retrato da posição brasileira no comércio global e desmonta mitos recorrentes – como a falsa ideia de que a abertura comercial levaria ao colapso da Indústria nacional ou à perda de empregos domésticos.

A obra traz ainda entrevistas exclusivas com nomes de peso, como William F. Maloney, economista-chefe para América Latina e Caribe do Banco Mundial, que analisa os pilares públicos e privados necessários à expansão do comércio exterior brasileiro, e Larissa Wachholz, senior fellow do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), que discute os rumos da relação estratégica entre Brasil e China.

Quer entender os desafios e caminhos para modernizar o Estado brasileiro? Acesse e baixe gratuitamente a publicação UM BRASIL #11 – Modernização do Estado.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

ESG

Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, diz diretor do CBIE

Para Adriano Pires, desenvolvimento 'verde' brasileiros esbarra em insegurança jurídica

ver em detalhes
Economia e Negócios

O clima tornou-se uma agenda de desenvolvimento, afirma conselheira do CEBRI 

Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, afirma que a pauta climática exige decisões integradas com as pastas de Economia e Inovação

ver em detalhes
Economia e Negócios

Abertura comercial é o caminho mais curto para reduzir o “Custo Brasil”

Tema é um dos pilares analisados no livro ‘UB #11 – Modernização do Estado’, que compila os principais debates do Canal ao longo de 2024

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.