Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, diz diretor do CBIE
Nesta sexta-feira (4), o Canal UM BRASIL — uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) — lançou uma entrevista inédita com Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).
O especialista atua há mais de 30 anos na área de energia. Sua última experiência no governo foi na Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Pires é mestre em Planejamento Estratégico pelo COPPE/UFRJ, com foco em Tecnologia em Petróleo e Gás. Também é economista pela UFRJ.
Durante a conversa, Pires afirmou que, o potencial energético do País é uma vantagem comparativa que nos coloca à frente de outras nações nesse tema. “O Brasil é um dos principais responsáveis pela segurança alimentar do mundo. E também pode ser um grande responsável pela segurança do mundo na transição energética”, avaliou.
Segundo o diretor, exemplos não faltam para dimensionar o papel brasileiro nesse setor. “Nós temos uma diversidade energética muito grande. Temos água, sol, vento, petróleo, gás natural, biogás, biometano, biomassa e carvão, além de um potencial nuclear muito grande. O Brasil é uma das maiores reservas de urânio do mundo”, citou.
Entretanto, o setor Elétrico brasileiro vem lidando com instabilidades regulatórias e legislativas. A insegurança jurídica afeta consumidores e eleva o chamado Risco Brasil — um indicador que reflete a confiança que investidores internacionais têm na economia brasileira. Para o diretor, esse é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento “verde” no Brasil.
“As agências reguladoras ficam trocando a regulação a todo momento, o Congresso troca de lei a todo momento”, disse.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
Notícias
De potencial a poder: encontro em São Paulo debate os caminhos estratégicos para mudar o Brasil
Evento realizado pela Meridiana, em parceria com o Canal UM BRASIL e a Revista ‘Problemas Brasileiros’, reúne especialistas em dois painéis sobre economia, energia, minerais e alimentos nesta quinta-feira (10)
ver em detalhes
Política
Congresso não trava governo, mas avanço do Judiciário amplia tensão institucional
Escolas de Direito e Economia da FGV-SP, FecomercioSP e UM BRASIL debatem a atuação das instituições e o funcionamento do Estado
ver em detalhes
Economia e Negócios
Escolas de Direito e Economia da FGV-SP, Fecomercio-SP e Canal UM BRASIL abrem curso sobre os dilemas do País
Implementação da Reforma Tributária corre riscos de recriar a complexidade que novo sistema pretende eliminar, avaliaram Márcio Holland e Tathiane Piscitelli em aula inaugural
ver em detalhes