UM BRASIL UM BRASIL MENU conheça o um brasil
Voltar
ANTERIOR PRÓXIMO
 
Política

Justiça não é igualitária no Brasil, mas avança no combate à corrupção

Fecomercio-SP
Fecomercio-SPEditor
Publicado em: 24 de outubro de 2018

Em um País marcado pela desigualdade como o Brasil, alguns grupos parecem não precisar se preocupar com a lei. Essa discrepância entre as classes permite que as pessoas com recursos usem a legislação a seu favor e, ainda assim, se manterem dentro da lei.

“O Brasil não precisa de uma nova Constituição, mas de uma classe política que obedeça à existente”, critica o geógrafo e professor do Brazil Institute do King’s College London, Jeff Garmany, em entrevista ao UM BRASIL.

Na análise do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, o desafio da Justiça brasileira está em conciliar celeridade com qualidade e garantias constitucionais, assim como persistir no modelo democrático concebido pela Constituição de 1988. “Precisamos preservar essas leis, estudá-las e entendê-las. Somos uma nação juridicamente avançada e moderna graças a essa Constituição.”

O diretor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), Oscar Vilhena, destaca que a Justiça é uma ferramenta de combate à corrupção. Ele dá como exemplo as delações premiadas, que beneficiaram o andamento de operações como a Lava Jato. “Sem a delação premiada, usada de maneira correta, não seríamos capazes de combater a corrupção. Essa lei deu uma arma que não existia no sistema jurídico brasileiro e que, sendo bem utilizada, se torna extremamente potente”, afirma.

CONTEÚDOS RELACIONADOS

ESG

Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, diz diretor do CBIE

Para Adriano Pires, desenvolvimento 'verde' brasileiros esbarra em insegurança jurídica

ver em detalhes
Economia e Negócios

O clima tornou-se uma agenda de desenvolvimento, afirma conselheira do CEBRI 

Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, afirma que a pauta climática exige decisões integradas com as pastas de Economia e Inovação

ver em detalhes
Economia e Negócios

Abertura comercial é o caminho mais curto para reduzir o “Custo Brasil”

Tema é um dos pilares analisados no livro ‘UB #11 – Modernização do Estado’, que compila os principais debates do Canal ao longo de 2024

ver em detalhes

Quer mais embasamento nas suas discussões? Siga, compartilhe nossos cortes e participe do debate!

Acompanhe nossos posts no LinkedIn e fique por dentro
das ideias que estão moldando o debate público.