Manoel Fernandes é sócio da Bites, empresa especializada em análise de dados. Jornalista com passagem por Veja, Forbes Brasil e ISTOÉ Dinheiro, dirigiu a Revista Nacional de Telecomunicações (RNT). É especialista em Relações Governamentais pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e integrante do Conselho de Turismo (CT) e do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP), ambos da FecomercioSP; do Grupo de Pesquisas de Redes Sociais (GVRedes), da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp); do Conselho do Instituto de Relações Governamentais (IrelGov); e sócio efetivo do movimento Todos Pela Educação.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, realizada em outubro de 2021, Fernandes analisa fatores determinantes para as eleições presidenciais de 2022, explica as condições de vitória da oposição e da chamada “terceira via” e, ainda, fala sobre os desafios atuais da comunicação e do jornalismo.
Em abril de 2025, Fernandes conversou novamente com o UM BRASIL. Em entrevista, defendeu que a política é a última fronteira da digitalização no Brasil. O especialista também opinou sobre a relação entre a internet e as eleições e o papel dos protestos de junho de 2013 na digitalização da participação política nacional.
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhesBrasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes