Autor do romance Torto arado, ganhador do Prêmio LeYa de 2018, do Prêmio Jabuti de 2020 e do Prêmio Oceanos de 2020. A obra já foi traduzida para diversos idiomas.
Seu mais recente livro é Doramar ou a odisseia: histórias.
Geógrafo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFB), onde também concluiu mestrado e doutorado em Estudos Técnicos e Africanos.
UM BRASIL
Em entrevista ao Canal UM BRASIL, em outubro de 2021, Vieira Junior repercute os temas tratados em seu livro Torto arado, como violência, herança da escravidão e extrema vulnerabilidade no cotidiano brasileiro. Ele também fala sobre sua convivência, ao longo de décadas, com trabalhadores do campo, fator de grande influência em sua obra premiada internacionalmente.
Economia e Negócios
O professor Lucas de Souza defende que tradição diplomática deixa o País em posição vantajosa em meio à escalada das tensões comerciais no mundo
ver em detalhes
Economia e Negócios
Luís Eduardo Assis, presidente da Fator Seguradora, fala sobre os custos sociais da conjuntura econômica e os caminhos para o ajuste fiscal no País
ver em detalhes
Sociedade
Para Duval Guimarães, diretor geral na Start by Alura, debate sobre as novas tecnologias ainda é muito raso no Brasil
ver em detalhes