Vice-presidente do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Foi copresidente da Força-Tarefa em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do IPCC.
Foi pesquisadora no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Também foi chefe da divisão de Sensoriamento Remoto e coordenadora de Observação da Terra da instituição.
Foi coordenadora dos cursos nas áreas de Tecnologia, Economia e Administração, além de diretora da Faculdade de Engenharia de São José dos Campos.
Foi coordenadora nacional da Sociedade Latino-Americana de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica (Selper).
Foi membro do Comitê Científico do Projeto Land Use/Cover Change do IGBP/IHDP (International Geosphere Biosphere Programme/International Human Dimensions Programme), do Inpe.
Atuou como secretária nacional na Secretaria de Programas e Políticas de Ciência e Tecnologia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e secretária nacional na Secretaria de Mudança Climática e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
Graduada em Matemática pela Universidade Roosevelt (Estados Unidos), com mestrado em Probabilidade e Estatística pela mesma instituição, e com doutorado em Estatística Espacial pela Universidade de Sheffield (Inglaterra).
UM BRASIL
Na entrevista de setembro de 2021, Thelma examina o relatório do IPCC sobre o rápido avanço das mudanças do clima. Ela também explica como eventos extremos de seca, falta de água e calor excessivo são provas claras de que todas as regiões do mundo estão sendo afetadas pelo aquecimento global.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes