Roberto Setúbal é formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), mas tem sólida carreira como banqueiro. Por 23 anos esteve à frente da presidência do Banco Itaú, considerado o maior banco privado do Brasil. O executivo deixou a atividade após atingir a idade limite de 62 anos para o exercício do cargo de Diretor Presidente. Atualmente é copresidente do Conselho de Administração da companhia.
Em 2011, Setubal foi escolhido pela revista europeia Euromoney o banqueiro do ano. Em 2015, ele ficou em 24º lugar na lista dos 100 melhores CEOs do mundo, segundo o ranking da revista norte-americana Harvard Business Review.
UM BRASIL
Setúbal falou sobre os problemas da economia brasileira. Em conversa com Thais Herédia, publicada em 22 de dezembro de 2017, afirmou que as reformas necessárias ao crescimento do País dependem não apenas do futuro presidente, mas do Congresso Nacional, que na equação decide por metade das tomadas de decisão.
A entrevista é uma parceria com o Brazil Forum UK, conferência anual organizada por estudantes brasileiros de pós-graduação de universidades do Reino Unido, como a Universidade de Oxford, a LSE, o King’s College, entre outras.
Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhesPara a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo
ver em detalhes