Marcelo Paixão é professor associado da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, e presidente da Brazilian Studies Association (BRASA).
Lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) por 16 anos e foi professor visitante na Universidade de Princeton.
Paixão é PhD em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Também é mestre em Engenharia de Produção e bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ.
Escreveu diversos livros e artigos sobre questões raciais e desigualdade.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Marcelo Paixão critica políticas negacionistas à gravidade do coronavírus e descarta haver contradição entre economia e adoção de medidas sanitárias. O professor também alega que há uma escalada de autoritarismo no Brasil. A entrevista foi ao ar no dia 8 de abril de 2020.
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhesBrasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes