Luiz Carlos Bresser-Pereira é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), tem MBA pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, além de doutorado em Economia pela USP.
É presidente do Centro de Economia Política e editor da Revista de Economia Política. Foi professor visitante de Desenvolvimento Econômico na Universidade de Paris I, na França, e de Teoria Política no Departamento de Ciência Política da USP. Foi também visitante da Universidade de Oxford e do Instituto de Estudos Avançados da USP.
Bresser-Pereira oferece regulamente um seminário de um mês na École de Hautes Études em Sciences Sociales, em Paris, na França. Já recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade de Buenos Aires. na Argentina.
Foi diretor-presidente do Banco do Estado de São Paulo (Banespa) e secretário do Governo do Estado de São Paulo. Também exerceu os cargos de ministro da Fazenda, da Administração Federal e Reforma do Estado, e da Ciência e Tecnologia e Inovação.
Atualmente, é professor de Economia e Ciência Política da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), livre-docente em Economia e doutor em Ciências Econômicas na USP.
UM BRASIL
Bresser-Pereira analisou, em entrevista gravada em 12 de abril de 2016, as razões que não permitem que o Brasil cresça como deveria.
Em nova entrevista, realizada em março de 2024, Bresser-Pereira sinaliza que a lógica da máquina pública, de servir como uma espécie de “caixa” que redistribui riqueza – favorecendo os mais pobres e as atividades mais dinâmicas da economia –, não funciona no Brasil. “O critério de distribuição, muito frequentemente, não é esse. [Impera] o ‘poder’ que cada um tem para agarrar sua parte”, alerta.
Brasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhesEm debate promovido pelo UM BRASIL e Movimento Pessoas à Frente, especialistas discutem os impasses da agenda da Reforma Administrativa no País
ver em detalhes