José Álvaro Moisés é formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), além de ser mestre em Política e Governo pela Universidade de Essex, na Inglaterra, e doutor em Ciência Política pela USP.
Foi professor visitante na Universidade de Oxford, secretário de Apoio à Cultura e de Audiovisual, ambos do Ministério da Cultura. Trabalhou como coordenador do curso de Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e coordenador científico do Núcleo de Pesquisa de Relações Internacionais e Política Comparada da USP.
Atualmente, é professor titular do Departamento de Ciência Política e membro da Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, ambos da USP, além de coordenador acadêmico do projeto Corrupteca. Integra o Comitê Executivo da International Political Science Association.
Publicou diversos livros de análises políticas como “Os brasileiros e a democracia”, “Democracia e confiança: Por que os cidadãos desconfiam das instituições públicas?” e “O papel do Congresso Nacional no presidencialismo de coalizão”.
UM BRASIL
Participou de duas entrevistas do UM BRASIL, sendo que, na mais recente, em 23 de março de 2016, abordou a crise política no Brasil.
Para Silvia Matos, do ‘Boletim Macro IBRE’, País está no negativo há mais de dez anos
ver em detalhesDe acordo com o cientista político Carlos Melo, a reorganização das forças globais deu origem a uma nova era “pós-Ocidente”
ver em detalhesSegundo Marcos Lisboa, ex-presidente do Insper, e Felipe Salto, sócio da Warren Investimentos, é preciso superar o modelo federativo, que se esgotou
ver em detalhes