Fernando Limongi é professor titular do Departamento de Ciência Política (DCP) da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EESP).
Também é pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e coordenador do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (Neci) da USP.
Desenvolve pesquisas sobre regimes políticos, eleições e relações entre poderes.
É mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade de Chicago, respectivamente, além de graduado em Ciências Sociais pela USP.
É coautor de Executivo e Legislativo na nova ordem constitucional e Política orçamentária no presidencialismo de coalizão, ambos em parceria com Argelina Figueiredo. Ao lado de outros autores, também escreveu Democracy and development: political institutions and well-being in the world, 1950-1990.
UM BRASIL
Em entrevista ao UM BRASIL, Limongi argumenta que a relação de troca de apoio por verbas e cargos entre governo federal e Congresso Nacional se deve à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de ter derrubado a cláusula de barreira, em 2006. Além disso, ele destaca os benefícios recebidos pelos pequenos partidos e o mecanismo que forma o chamado “Centrão”. A entrevista foi ao ar no dia 12 de fevereiro de 2021.
O sociólogo Sérgio Abranches comenta os dilemas socioambientais no Brasil e no mundo
ver em detalhesBrasil pode ser um grande responsável pela segurança energética do mundo, mas esbarra em entraves regulatórios, avalia Adriano Pires, do CBIE
ver em detalhesIzabella Teixeira, conselheira consultiva internacional do Cebri, afirma que o clima é uma agenda de desenvolvimento no mundo todo
ver em detalhes