É presidente do Centro de Liderança Pública (CLP).
Também preside o conselho da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Fundação Osesp) e é membro do conselho da Fundação das Nações Unidas (UNF), do Itaú-Unibanco, da Endeavor Brasil e do Insper.
Foi presidente-executivo da Abril S/A e da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), além de ex-presidente do Banco Real e do Grupo Santander e professor da FGV nas áreas de mercado de futuro e derivativos.
É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e fez MBA no International Institute for Management Development, na Suíça.
UM BRASIL
Barbosa falou da importância de criar uma agenda de longo prazo para o desenvolvimento econômico e social do País. A entrevista foi publicada no dia 16 de novembro de 2018 e contou com a participação do presidente da McKinsey na América Latina, Nicola Calicchio. Anteriormente, ele discutiu as percepções e expectativas para o Brasil. Essa conversa foi publicada em 20 de outubro de 2014.
Debate em parceria com o Instituto Ethos discute caminhos para uma Inteligência Artificial ética, responsável e inclusiva
ver em detalhesNo pleito de 2026, a política externa deverá ser fator determinante, defende o pesquisador Feliciano de Sá Guimarães
ver em detalhesAgilizar a burocracia é uma questão de desenvolvimento, defende a economista Sary Levy-Carciente
ver em detalhes