Sociólogo e cientista político.
Foi o primeiro diretor-presidente do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos de São Paulo (Idesp) e membro da Comissão de Estudos Constitucionais nomeada pela Presidência da República para preparar o anteprojeto da Constituição.
Coordenou o programa de estudos sobre a revisão constitucional do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).
Presidiu o Conselho Diretor do Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas (Cesop-Unicamp).
Eleito para a Academia Paulista de Letras (APL) em 1997.
Atualmente, é membro do Comitê Assessor Acadêmico do Clube de Madri.
Graduado em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles (Estados Unidos).
UM BRASIL
Em debate, realizado em dezembro de 2022, ao lado do economista Alexandre Padilla, Lamounier analisa as raízes do populismo na política, bem como estas lideranças invocam o eleitorado a partir da imagem que constroem nas campanhas. O debate foi realizado em parceria com o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE).
Para o cientista político Fernando Schüler, o País precisa abandonar polarização e focar em questões mais relevantes
ver em detalhesPara Christopher Garman, crescem figuras políticas com discurso antissistema e anti-imigração na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina
ver em detalhesPara a economista Luciana Yeung, a insegurança jurídica no Brasil cria confusão e atinge empresas e sociedade como um todo
ver em detalhes