Possui graduação em História e em Sociologia e mestrado em Sociologia pela Universidade de Haifa, em Israel. Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de Manchester, no Reino Unido. Também é formado em Antropologia e em Filosofia.
Foi professor de Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio); foi professor de Sociologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Atualmente, é diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e também do Projeto Plataforma Democrática.
É autor de 29 livros. Sua mais recente publicação é Em que mundo vivemos?, que pode ser acessada gratuitamente aqui.
UM BRASIL
Em entrevista ao canal, em julho de 2020, Sorj analisa os avanços culturais, sociais e institucionais do Brasil, e de outros países da América Latina, pela perspectiva do progresso econômico ocorrido nas últimas décadas. Para ele, a ideia de um futuro promissor está cada vez mais abalada. “[Por conta de] políticas que levaram a uma maior desigualdade social e em razão de algumas transformações tecnológicas que diminuíram a oferta de empregos de qualidade, a ideia de que o futuro será melhor não se confirma mais”, afirma.
Segundo o economista Rafael de la Cruz, as eleições no país ocorreram sem legitimidade e regime de Maduro é insustentável
ver em detalhesSegundo Luciano Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, empresas nacionais precisam se internacionalizar
ver em detalhesEconomista-chefe para América Latina e do Caribe no Banco Mundial, William Maloney acredita que estamos vivendo um momento de reorganização das cadeias produtivas globais. Assista.
ver em detalhes